ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

Novas turmas em breve

50 Vagas

A TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) representa uma mudança de paradigma no campo das psicoterapias. Devido a características definidoras, como o tempo curto de intervenção, a fundamentação científica e a eficácia comprovada, a TCC se apresenta hoje como a abordagem de escolha por clínicos ao redor do mundo. Graças, em grande parte, ao trabalho pioneiro do ITC-Instituto de Terapia Cognitiva, no Brasil, como em outros países, a TCC desenvolveu-se muito rapidamente e de forma significativa, motivando profissionais a buscar treinamento adequado, em centros de treinamento reconhecidos, área em que se destaca o ITC.  Da perspectiva social, a TCC, pelo tempo curto e eficácia comprovada, otimiza a utilização de recursos de saúde públicos e privados e facilita a oferta da psicoterapia no Sistema Único de Saúde.

O programa do Curso visa informar profissionais sobre de  que consiste e como atua a TCC, a fim de habilitá-los para o exercício da TCC em sua prática clínica. O objetivo central do curso pode ser dividido em dois aspectos: oferecer ao participante a oportunidade de um treinamento de qualidade para o exercício competente da TCC e, dessa forma, favorecer os pacientes que necessitam de psicoterapia e buscam um atendimento psicoterápico rápido e eficaz.

Graças à alta treinabilidade do modelo da TCC, o Curso enfatiza a integração entre teoria e prática, oferecendo aproximadamente 100 horas de supervisão clínica para o  exercício do modelo cognitivo-comportamental.

Interessado em fazer esta especialização?

Fale conosco pelo WhatsApp 11-94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo que entraremos em contato:

    A FPCS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

    Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, entre em contato pelo email: dados@fpcs.edu.br

    Coordenação

    Profa. Dra. Ana Maria Martins Serra – Coordenadora Pedagógica (CRP-SP 06/48738-6)

    • PhD em Psicologia e Especialista em Terapia Cognitiva pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres, Inglaterra. Atuou como membro da Clínica de Terapia Cognitiva do Maudsley Hospital por quatro anos e como instrutora no Centro de Treinamento em Terapia Cognitiva, da mesma instituição. Uma entre poucos profissionais no Brasil formalmente e extensivamente treinados em TCC por um centro de treinamento reconhecido pelo Dr. Aaron Beck.

    • Mestre, EdM, pela Universidade de Illinois, EUA.

    • Professor Recém-Doutor no Depto. de Psicologia Médica e Psiquiatria da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, de 1996 a 1998, onde iniciou seus esforços no treinamento de profissionais em TCC através de Cursos de Formação e Seminários na Faculdade de Ciências Médicas.

    • Fundadora do ITC – Instituto de Terapia Cognitiva, o primeiro de seu gênero no país, que atua nas áreas de treinamento, clínica, pesquisa, consultoria e coaching cognitivo-comportamental, e através do qual vem se dedicando à formação de profissionais, em conjunto com várias instituições e em várias regiões do país e do exterior.

    • Psicóloga Forense, com formação pela American Association of Forensic Psychology.

    • Atual Presidente Honorária e Presidente Fundadora da ABPC – Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva, reconhecida pela IACP – International Association for Cognitive Psychotherapy.

    • Delegada da IACP para o Brasil.

    • Membro de várias instituições de classe como APA – American Psychological Association, BPS – British Psychological Society, ICP – International Council of Psychologists, Membro Honorária da IACBC – International Association of Cognitive-Behavioral Coaching, SBP – Sociedade Brasileira de Psicologia, e inscrita no Conselho Regional de Psicologia sob no. 06/48738.

    • Autora de inúmeras publicações de artigos e capítulos de livros, e de apresentações em Congressos nacionais e internacionais.

    • Em parceria com experts internacionalmente reconhecidos na área da TCC, organiza duas a três conferências internacionais a cada ano.

    O prestígio e reconhecimento internacional da Dra. Ana Maria Serra tem sido instrumental para o desenvolvimento da TC e da TCC no Brasil, inclusive através de congressos e conferências internacionais que o ITC vem regularmente organizando, à razão de dois ou três eventos por ano, em parceria com líderes e instituições internacionalmente reconhecidos.

    Ver currículo no Sistema LATTES

    Sobre o curso

    ×