A Medicina Aeroespacial estuda, cuida, capacita médicos para a manutenção da saúde, segurança e performance das pessoas na complexidade das viagens aéreas, espaciais e ambientes extremos.

Os ambientes do espaço e da aviação oferecem desafios significativos, como microgravidade, exposição à radiação, forças G, lesões por ejeção de emergência e condições hipóxicas, para aqueles que embarcam em sua exploração. Os ambientes estudados abrangem um amplo espectro que se estende desde os microambientes do espaço até o aumento da pressão das atividades submarinas.

O aumento do conhecimento desses ambientes exclusivos da “Nave Espacial Terra” ajuda os profissionais da medicina aeroespacial a garantir que os participantes estejam fisicamente preparados, fisiologicamente seguros e com desempenho no mais alto nível.

A pós-graduação oferece um amplo campo de atuação e é o caminho para fornecer aos médicos instruções teóricas e práticas abrangentes em fisiologia da aviação e espacial avançada, psiquiatria, medicina da aviação clínica e operacional, treinamento prático e teórico Emergência Médica a Bordo em ambiente simulado, medicina aplicada à aviação militar nos seus aspectos do impacto no organismo como aceleração, desorientação, e o posicionamento do médico como médico de esquadrão. O (a) médico (a) aeroespacial requer uma visão especial da estatística voltada para a evidência no seu n muito reduzido, e ainda se faz imperativo o entendimento das Normas Regulatórias na complexidade da visão nacional e internacional.

As oportunidades de carreira em medicina aeroespacial são variadas. Muitos empreendedores de treinamento especializado já foram empregados especificamente para a função e são patrocinados para realizar esses cursos. No entanto, outros usam esse treinamento para se equipar melhor para um possível emprego. Áreas de possíveis carreiras incluem companhias aéreas, reguladores da aviação, serviços de tráfego aéreo, e agências espaciais, bem como em organizações de pesquisa acadêmica ou comercial e ainda Médicos Examinadores da Aviação.

Esta pós-graduação ainda conta com os Médicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e seu curso formador de Médicos Credenciados e Diretores de Clínicas e ainda, no aspecto regulatório, professores internacionais sobre regulação internacional, bem como, professores fundadores da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial no Brasil.

Haverá aulas práticas em empresa aérea e ambiente simulado.

Os Professores demostrarão na prática como se faz controle aéreo e os aspectos de fatores humanos.

CRM (Cockpit Resource Manangement) será ministrado por Professor Aviador.
Professora do Kings College ministrará a distância aulas interativas para pesquisa.

Como conclusão do curso, os alunos deverão publicar um artigo em revista indexada, para o qual, logo no início do curso escolherão seu orientador.

Inscrições abertas

Inscreva-se clique aqui

COORDENAÇÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Vania Elizabeth Ramos Melhado

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1983),Residencia em Clinica Medica pela FCM Santa Casa Sao Paulo, Residencia Medica em Nefrologia pelo HSPE SP, mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é Gerente de Qualidade HGG -SPDM e professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Medica de Aviaçao Aviação Civil EUA, Canada, Europa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência renal aguda, eletrocardiograma, pressão arterial, blood pressure e infecções.Em Medicina Aviação nas areas passageiros, tripulantes. Pos Doutorado em Ciências da Melhoria.

Clique aqui e confira o Currículo Lattes

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Thais Russomano

Possui graduação pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Aerospace Medicine – Wright State University (1991), PhD em Space Physiology – King’s College London (1998) e estágio pós-doutoral no Centre for Human and Applied Physiological Sciences (CHAPS), King’s College London (2006-2007). Fundou em 1999 e atuou como coordenadora até 2017 do Centro de Microgravidade/PUCRS, centro de referência internacional no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da Telessaúde. Foi Professora Titular da Escola de Medicina da PUCRS e atua como Senior Lecturer no CHAPS, School of Basic and Medical Biosciences, Faculty of Life Sciences and Medicine – King’s College London. É co-founder e Scientific Director da InnovaSpace Ltd, (UK), membro do Board of Directors e Chief Medical Officer do International Space Medicine Consortium (ISMC – USA), membro da International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA), onde foi eleita Membro do Board of Trustees para o período de 2019-2021. Tem vasta experiência profissional com inúmeros livros e artigos publicados e apresentados em eventos científicos, também sendo detentora de 8 patentes. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa aeroespacial, incluindo a participação em 2 campanhas de voos parabólicos da Agência Espacial Europeia; realizou trabalhos em câmaras hipo e hiperbáricas; testes em centrífugas humanas, caixas de pressão negativa e positiva e cadeiras rotatórias. Atua como editora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. É membro de comissões científicas internacionais na área espacial. Coordenou, enquanto professora no Brasil, diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financiados por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq. Possui importante projeção internacional, proferindo, anualmente, diversas palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde em universidades e instituições de ensino-pesquisa internacionais.

Clique aqui e confira o Currículo Lattes

Vídeo Você sabe o que acontece com o nosso corpo nas viagens de avião?

Entrevista com a profa. Dra. Dra. Vânia Melhado

SOBRE O Curso

OBJETIVOS

Geral

Capacitar médicos com competências ao estudo, pesquisa e inovações nas propostas de medidas médico-terapêuticas para a adaptação, proteção e tratamento do ser humano no seu processo de interação com os ambientes aéreo e espacial.

Específicos

    • Antecipar e reconhecer os efeitos da exposição ao ambiente de voo sobre a fisiologia humana.
    • Antecipar e reconhecer os efeitos da exposição ao ambiente do espaço exterior sobre a fisiologia humana (fisiologia aeroespacial).
    • Conhecer a fisiopatologia e as principais entidades clínicas com implicações aeronáuticas e como prevenir ou mitigar o seu impacto.
    • Conhecer as especificidades e principais diferenças entre operações aeronáuticas de linha aérea, militares e de resgate, especialmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho de pilotos.
    • Conhecer as especificidades do ambiente de trabalho dos comissários de bordo, controladores de tráfego aéreo e de pessoal de manutenção aeronáutica e de operações de rampa.
    • Identificar e conhecer o impacto de fatores humanos em aviação, com especial enfoque na prevenção e mitigação da fadiga e estresses de voo.
    • Conhecer os fatores aeromédicos e operacionais relativos a incidentes, acidentes, abandono de aeronave, busca, salvamento/resgate e sobrevivência.
    • Conhecer os objetivos, limitações e condicionantes para planejamento de evacuações médicas aéreas.
    • Identificar critérios clínicos de aptidão, aptidão com limitações e inaptidão temporária ou definitiva para pessoal aeronáutico, nomeadamente: pilotos, comissários, controladores de tráfego aéreo.
    • Saber manejar medicação tendo em conta as limitações e os riscos de incapacitação para o voo.
    • Conduzir investigação clínica apropriada (através de exames complementares de diagnóstico ou pedidos de opinião de outras especialidades) para tomada de decisões aeromédicas, tendo em conta regulamentos e contextos operacionais aplicáveis em cada caso.
    • Conhecer, utilizar com eficácia e saber acompanhar as alterações e desenvolvimentos dos regulamentos de aptidão aeromédica em vigor.
    • Ser capaz de realizar avaliações aeromédicas iniciais e periódicas a aeronautas, aplicando adequada e eticamente a regulamentação médica aeronáutica.
    • Saber emitir opiniões especializadas em medicina aeronáutica, sob a forma de relatório, laudo ou outra, baseando-se nos regulamentos aplicáveis, melhores práticas clínicas em vigor e melhores evidências, bem como nos princípios de ética, confidencialidade e proteção de dados.
    • Conhecer e saber utilizar na prática os aspectos específicos da medicina aeronáutica aplicada ao contexto do transporte de linha aérea.
    • Identificar critérios clínicos aeronáuticos para autorização de voo em passageiros doentes ou incapacitados.
    • Saber aplicar ao contexto das operações de voo princípios e conhecimentos de higiene, medicina do viajante.
    • Ser capaz de discutir critérios para aptidão e inaptidão de tripulantes e passageiros para voos espaciais.
    • Conhecer as principais limitações e constrangimentos para intervenções médicas em microgravidade.
    • Conhecer as principais organizações reguladoras da indústria aeronáutica a nível mundial (como ICAO, FAA, EASA, IATA) e saber acessar as suas deliberações e documentação.
    • Conhecer e utilizar as principais fontes de conhecimento especializado e evidências em medicina aeroespacial.
    • Conhecer os deveres e direitos da postura e pratica medica em relação a passageiros enfermos e aeronautas.
    • Conhecer e atuar na Pratica CRM
    • Conhecer e utilizar os Critérios da fadiga e suas Contramedidas.

PÚBLICO ALVO

Profissionais com graduação em medicina.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
  • Fisiologia Cardiorrespiratória
  • Transporte Aeromédico e Resgate Aéreo
  • Certificação Médica Aeronáutica Civil – Teórica e Prática
  • Neurologia aplicada à medicina aeroespacial teórica e pratica 
  • Diabetes em aeronautas 
  • Gerenciamento de Equipes com Foco na Prevenção de Acidentes
  • Medicina e Fisiologia Espacial – Como o Ser Humano Vive e Trabalha no Espaço
  • Telessaúde – Tecnologias da Comunicação E da Computação Aplicadas à Saúde
  • Emergência Médica a Bordo Teorica e Pratica
  • O Papel do Médico de Esquadrão na Formação do Médico Aeroespacial
  • Liberação Passageiro para Voo Comercial
  • Psiquiatria em Medicina Aeroespacial
  • Regulação Aeronáutica Internacional
  • Medicina de Aeroportos
  • Estatística voltada para indivíduos da aviação
  • Aspectos  Médicos dos Controladores de Voo
  • Metodologia Cientifica
  • Fadiga e suas contramedidas
  • Uso de Substancias Psicoativas – Tratamento e Prevenção 
  • CRM- Cockpit Resource Management

Participação do IX Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial (30 e 31 outubro de 2020).

EQUIPE DOCENTE
  • Ademir José Petenate
  • Albert Costa Rebello
  • Anna Clara Cybele Heliodora Coelho Cunha
  • Antonio Renato Santos Colucci
  • Cristine Mella Cukiert
  • David Branco Filho
  • Diego Del Bianco Dias Netto
  • Fabiano Paganini David 
  • Flávio Tsuyoshi Suto
  • Joao de Carvalho Castro 
  • Joao Eduardo Nunes Salles
  • Jose Eliezio Rodrigues de Aguiar
  • Kátia de Angelis
  • Marcos Afonso Braga Pereira 
  • Marlise Araujo dos Santos
  • Maykyol Avaroma Melgar
  • Nétye Nubya Brusamarello
  • Paulo Licati
  • Rachel Fischer
  • Ricardo Cantarim
  • Ricardo Gakiya Kanashiro
  • Ricardo Galesso Cardoso
  • Rozania Sobreira
  • Rui Pombal
  • Sérgio Marsiglia Duailibi
  • Tatiana Criscuolo
  • Thais Russomano
  • Vanessa Albuquerque Paschoal Aviz Bastos
  • Vânia Elizabeth Ramos Melhado
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

1. Originais:
Duas fotos 3×4 recentes
RG com emissão inferior a 10 anos
Registro de Conselho de Classe Profissional

2. Fotocópia em tamanho A4 – uma (1) via de cada documento:
Cópia simples RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
Cópia simples CPF (frente e verso);
Cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Cópia simples Diploma de Graduação (frente e verso);
Cópia simples Histórico de Graduação;
Cópia simples Comprovante de Endereço Residencial (recente)

INVESTIMENTO

Valor da inscrição: R$ 70,00
Valor das mensalidades: 18 parcelas de R$ 1.000,00

Associados da SBMA (Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial) têm desconto de 15% nas mensalidades.

* Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

AULAS

Período de realização: De 15/09/2020 a 12/02/2022

Duração: 18 meses

*Até 31/12/2020 (durante a pandemia), as aulas ocorrerão também em dias da semana e sempre de forma remota.

Os dias e horários das aulas no mês de setembro serão:
15, 16 e 18 – das 17h às 21h
19 – das 9h às 17h
Em breve serão informados os horários de todas as aulas conforme calendário a seguir:
PROCESSO SELETIVO
  • Preenchimento da ficha de inscrição;
  • Pagamento da taxa de inscrição;
  • Envio do Currículo atualizado em formato digital para cvaeroespacial@fpcs.edu.br
  • Após análise curricular, os aprovados receberão um link para a efetivação da matrícula.
CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão expedidos e registrados pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante solicitação da Coordenação do Curso, comprovada a aprovação em todas as disciplinas, sejam elas teóricas e/ou práticas e elaboração e publicação de um artigo em revista indexada.

METODOLOGIA

Teoria e prática.

LOCAL

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo (SP) – CEP 01401-002