Novas turmas no primeiro semestre de 2023!
Inscrições em breve.
A Medicina Aeroespacial estuda, cuida, capacita médicos para a manutenção da saúde, segurança e performance das pessoas na complexidade das viagens aéreas, espaciais e ambientes extremos.
Os ambientes do espaço e da aviação oferecem desafios significativos, como microgravidade, exposição à radiação, forças G, lesões por ejeção de emergência e condições hipóxicas, para aqueles que embarcam em sua exploração. Os ambientes estudados abrangem um amplo espectro que se estende desde os microambientes do espaço até o aumento da pressão das atividades submarinas.
O aumento do conhecimento desses ambientes exclusivos da “Nave Espacial Terra” ajuda os profissionais da medicina aeroespacial a garantir que os participantes estejam fisicamente preparados, fisiologicamente seguros e com desempenho no mais alto nível.
A pós-graduação oferece um amplo campo de atuação e é o caminho para fornecer aos médicos instruções teóricas e práticas abrangentes em fisiologia da aviação e espacial avançada, psiquiatria, medicina da aviação clínica e operacional, treinamento prático e teórico Emergência Médica a Bordo em ambiente simulado, medicina aplicada à aviação militar nos seus aspectos do impacto no organismo como aceleração, desorientação, e o posicionamento do médico como médico de esquadrão. O (a) médico (a) aeroespacial requer uma visão especial da estatística voltada para a evidência no seu n muito reduzido, e ainda se faz imperativo o entendimento das Normas Regulatórias na complexidade da visão nacional e internacional.
As oportunidades de carreira em medicina aeroespacial são variadas. Muitos empreendedores de treinamento especializado já foram empregados especificamente para a função e são patrocinados para realizar esses cursos. No entanto, outros usam esse treinamento para se equipar melhor para um possível emprego. Áreas de possíveis carreiras incluem companhias aéreas, reguladores da aviação, serviços de tráfego aéreo, e agências espaciais, bem como em organizações de pesquisa acadêmica ou comercial e ainda Médicos Examinadores da Aviação.
Esta pós-graduação ainda conta com os Médicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e seu curso formador de Médicos Credenciados e Diretores de Clínicas e ainda, no aspecto regulatório, professores internacionais sobre regulação internacional, bem como, professores fundadores da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial no Brasil.
Haverá aulas práticas em empresa aérea e ambiente simulado.
Os Professores demostrarão na prática como se faz controle aéreo e os aspectos de fatores humanos.
CRM (Cockpit Resource Manangement) será ministrado por Professor Aviador.
Professora do Kings College ministrará a distância aulas interativas para pesquisa.
Como trabalho de conclusão do curso, os alunos irão elaborar um capítulo de livro que será publicado posteriormente pela faculdade, sob a orientação de um Professor.
Fale conosco pelo WhatsApp 11-94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo que entraremos em contato:
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1983),Residencia em Clinica Medica pela FCM Santa Casa Sao Paulo, Residencia Medica em Nefrologia pelo HSPE SP, mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é Gerente de Qualidade HGG -SPDM e professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Medica de Aviaçao Aviação Civil EUA, Canada, Europa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência renal aguda, eletrocardiograma, pressão arterial, blood pressure e infecções.Em Medicina Aviação nas areas passageiros, tripulantes. Pos Doutorado em Ciências da Melhoria.
Possui graduação pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Aerospace Medicine – Wright State University (1991), PhD em Space Physiology – King’s College London (1998) e estágio pós-doutoral no Centre for Human and Applied Physiological Sciences (CHAPS), King’s College London (2006-2007). Fundou em 1999 e atuou como coordenadora até 2017 do Centro de Microgravidade/PUCRS, centro de referência internacional no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da Telessaúde. Foi Professora Titular da Escola de Medicina da PUCRS e atua como Senior Lecturer no CHAPS, School of Basic and Medical Biosciences, Faculty of Life Sciences and Medicine – King’s College London. É co-founder e Scientific Director da InnovaSpace Ltd, (UK), membro do Board of Directors e Chief Medical Officer do International Space Medicine Consortium (ISMC – USA), membro da International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA), onde foi eleita Membro do Board of Trustees para o período de 2019-2021. Tem vasta experiência profissional com inúmeros livros e artigos publicados e apresentados em eventos científicos, também sendo detentora de 8 patentes. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa aeroespacial, incluindo a participação em 2 campanhas de voos parabólicos da Agência Espacial Europeia; realizou trabalhos em câmaras hipo e hiperbáricas; testes em centrífugas humanas, caixas de pressão negativa e positiva e cadeiras rotatórias. Atua como editora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. É membro de comissões científicas internacionais na área espacial. Coordenou, enquanto professora no Brasil, diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financiados por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq. Possui importante projeção internacional, proferindo, anualmente, diversas palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde em universidades e instituições de ensino-pesquisa internacionais.
Você sabe o que acontece com o nosso corpo nas viagens de avião?
Entrevista com a Profa. Dra. Vânia Melhado
Objetivos
Geral
Capacitar médicos com competências ao estudo, pesquisa e inovações nas propostas de medidas médico-terapêuticas para a adaptação, proteção e tratamento do ser humano no seu processo de interação com os ambientes aéreo e espacial.
Específicos
Público-Alvo
Profissionais com graduação em medicina.
Metodologia
Teoria e prática.
Investimento
Valor da inscrição: R$ 70,00
Valor das mensalidades: 18 parcelas de R$ 1.000,00
Associados da SBMA (Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial) têm desconto de 15% nas mensalidades.
* Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.
Processo Seletivo
Inscrições
Em breve
Documentos para Matrícula
1. Originais:
Duas fotos 3×4 recentes
RG com emissão inferior a 10 anos
Registro de Conselho de Classe Profissional
2. Fotocópia em tamanho A4 – uma (1) via de cada documento:
Cópia simples RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
Cópia simples CPF (frente e verso);
Cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Cópia simples Diploma de Graduação (frente e verso);
Cópia simples Histórico de Graduação;
Cópia simples Comprovante de Endereço Residencial (recente)
Corpo Docente
Ademir José Petenate
Armindo Hueb
Cristine Mella Cukiert
David Branco Filho
Diego Del Bianco Dias Netto
Erica Leitão Ermel
Fabiana Ajjar
Flavia Navarro
Flávio Tsuyoshi Suto
Janete Braga
João Eduardo Salles
José Eliezio Rodrigues de Aguiar
Julio Rezende
Katia Alvim
Kátia de Angelis (professora convidada)
Marcio Mendes
Marcos Afonso Braga Pereira
Mario Arguello
Melchor J. Antunano
Nétye Nubya Brusamarello
Paulo Licati
Paulo Magalhaes Alves
Rachel Fischer
Ricardo Cantarim
Ricardo Gakiya Kanashiro
Ricardo Galesso Cardoso
Rui Pombal
Tatiana Criscuolo
Thais Russomano
Vânia Elizabeth Ramos Melhado
Local
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo (SP) – CEP 01401-002
Certificação
Os certificados serão expedidos e registrados pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante solicitação da Coordenação do Curso, comprovada a aprovação em todas as disciplinas, sejam elas teóricas e/ou práticas e elaboração e publicação de um artigo em revista indexada.