DIFERENCIAIS
- Único curso no Brasil de especialização de Reabilitação em Reumatologia.
- Professores renomados e especialistas na área, possibilitando uma ampla formação em Reumatologia e Medicina Baseada em evidência.
O curso visa preparar profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional para o atendimento de pacientes com doenças reumáticas, tendo em vista que são doenças muito prevalentes onde os pacientes apresentam muitas perdas funcionais.
O curso contém uma parte teórica onde são apresentados e discutidos as bases científicas das doenças e dos cuidados aos doentes e uma parte prática destinada ao atendimento sob supervisão de pacientes reumáticos.
Fale conosco pelo WhatsApp 11-94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo que entraremos em contato:
Professor Jamil Natour, possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), mestrado (1989), doutorado (1993) e livre-docência (2004) em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor associado da Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coluna vertebral, reabilitação e procedimentos em reumatologia.
Professora Anamaria Jones, possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1995), especialização em Reabilitação em Reumatologia (1996 e 1997) e Fisiologia do Exercício (2005) pela UNIFESP e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Reabilitação na área de Reumatologia da UNIFESP (2008). É professora afiliada da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP e orientadora do programa de Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia. Atualmente é responsável pelo setor de Reabilitação em Reumatologia da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP.
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Inscrição: R$ 150,00
Mensalidade: 12 parcelas de R$ 650,00
Obs.: Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.
Após confirmação da inscrição, os candidatos serão chamados para realização de uma prova e entrevista. Os aprovados serão chamados na sequência para realização da matrícula e entrega dos documentos.
Prova presencial
Data: 15/02/2022 às 10h30
Local: Setor de Reabilitação em Reumatologia – Rua Borges Lagoa, 783 – conjunto 31.
Inscrições até 31/03
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
DISCIPLINA – Reumatologia e Reabilitação
Módulo 1 – Introdução à Reumatologia
Módulo 2 – Abordagem de reabilitação em Reumatologia
Módulo 3 – Doenças reumáticas autoimunes – Clínica e Reabilitação
Módulo 4 – Artropatias degenerativas, Doenças da Coluna Vertebral e Reumatismo extra articulares – Clínica e Reabilitação
Módulo 5 – Espondiloartropatias e Artrites relacionadas a processos infecciosos – Clínica e Reabilitação
Módulo 6 – Doenças osteo-metabólicas, Doenças Microcristalinas e Miscelânia – Clínica e Reabilitação
Módulo 8 – Vasculites sistêmicas – Clínica e Reabilitação
Módulo 9 – Procedimentos cirúrgicos na Reumatologia – Clínica e Reabilitação
Disciplina – Prática baseada em evidência
Disciplina – Trabalho de Conclusão de Curso
Anamaria Jones
Jamil Natour
Martin Fabio Jennings Simões
Rita Nely Vilar Furtado
Sandra Mara Adolph Meirelles
2 semestres
Carga horária:
Oferta semestral
Início das aulas: 01/03/2022
Aulas práticas – presenciais:
Aulas teóricas:
Setor de Reabilitação em Reumatologia – Rua Borges Lagoa, 783, conjunto 31 – Vila Clementino – São Paulo.
O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante o cumprimento da carga horária do Curso.