Compreendendo a importância do Mindfulness na vida dos cuidadores.

Inscrições abertas

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Coordenação do curso

Profa. Dra. Mária de Fátima Padin

Psicóloga, Doutora em Ciências da Saúde pelo Depto. De Psiquiatria | UNIFESP

SOBRE O Curso

OBJETIVOS
  • Demonstrar, por meio de exercícios práticos, os benefícios de praticar mindfulness na vida pessoal do profissional de saúde e cuidador. Serão oferecidas práticas de mindfulness para serem realizadas no cotidiano e em situações de estresse.
  • Fornecer ferramentas para ajudar os participantes a “cuidarem de si próprios”, para então desempenharem melhor suas tarefas enquanto cuidadores. A prática pessoal de mindfulness por parte do cuidador está totalmente relacionada a qualidade da atenção e presença na relação com o paciente, com total reflexo na relação cuidador-paciente.
  • Demonstrar como as técnicas de mindfulness podem ajudar no relacionamento familiar e na abordagem do abuso de substâncias.

DIFERENCIAIS

O curso live learning “Cuidando da saúde mental dos profissionais da saúde” se destina a exercitar, de modo pragmático, durante um dia de práticas, a compreensão da importância do mindfulness para a vida pessoal dos profissionais da área da saúde.

Esses profissionais são rotineiramente submetidos a ambientes de trabalho intensos e estressantes e a atual crise da COVID-19 aumenta o risco de sofrimento psíquico. Existem evidências que demonstram que mindfulness (Atenção Plena) reduz o esgotamento profissional, melhora a satisfação com a vida, a resiliência ao estresse, a autocompaixão, a compaixão e o bem-estar geral dos profissionais da saúde.

Mindfulness se refere à atitude de prestar atenção ao que se faz, pensa ou sente naquele exato momento. Tanto a prática de mindfulness, como a atitude referida, tem sido objeto de pesquisas científicas, que revelam sua utilidade na melhora da saúde mental e do funcionamento do nosso cérebro. Com as práticas de mindfulness é possível que a pessoa consiga aumentar o intervalo entre uma emoção que foi ativada e a reação correspondente, melhorando sua capacidade de fazer boas escolhas.

Muitas pesquisas revelam que a prática de mindfulness desenvolve áreas do cérebro que são muito úteis para a vida cotidiana e para enfrentar as dificuldades, mantendo nosso equilíbrio emocional, assemelhando-se ao papel do exercício físico regular, para nossa mente e corpo, uma vez que melhora a capacidade dos músculos, do coração e do cérebro, regulando melhor seu funcionamento.

PÚBLICO ALVO

Para profissionais da área da saúde reservarem um dia para cuidarem de si com práticas de mindfulness (Atenção Plena).

CORPO DOCENTE

Coordenadora do Curso

Profa. Dra. Mária de Fátima Padin

Psicóloga, Doutora em Ciências da Saúde pelo Depto. De Psiquiatria | UNIFESP

Professores Convidados

Prof. Dr. Alfredo Cardoso Lhullier

Doutor em Psicologia pela PUCRS – Área Clínica e Mestre em Saúde e Comportamento pela UCPEL

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP

Ex- Professor Adjunto da Universidade Católica de Pelotas,  e responsável pela  Unidade de Dependência Química do Hospital Universitário São Francisco de Paula

Autor dos livros: “Novos Modelos de Pesquisa em Psicoterapias (1998); Psicologia e Pesquisa (em co-autoria, 2000 e 2008); Capítulos de livros: Psicanálise de Crianças (Outeiral, J. 1994); Técnicas Psicoterápicas na Adolescência (Graña, R. 1992); Psicopatologia do Adulto e do Envelhecimento (2019). 

Raquel Franck Barboza Lhullier  

Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pelotas em 2002;

Terapeuta Cognitivo Comportamental de crianças e adolescentes, com formação em Psicodrama;

Experiência clínica em consultório particular e clínica multidisciplinar;

Certificada pelo Mindful Schools (Califórnia);

Formação Internacional de Instrutores de Mindfulness pelo Mindfulness Centre of Excellence e Iniciativa Mindfulness;

Idealizadora junto com a Dra. Tamara Russell (Inglaterra) do “Qual a cor do seu Dragão?” Projeto intercultural de aprimoramento de regulação emocional e comunicação entre gerações em especial dentro dos sistemas familiares;

Membro do grupo Iniciativa Mindfulness no Brasil;

Autora e coautora de diversos livros para crianças, famílias e educadores;

Professora convidada nos cursos de especialização do InTcc.

ASSOCIADOS
  • Colaboradores SPDM
  • Associados IBROSS (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde)
  • AEBES – Hospital Evangélico de Vila Velha-
  • AGIR- Associação Goiana de Integralização e Reabilitação
  • Albert Einsten- Sociedade Beneficente Israelita Brasileira
  • Associação Congregação de Santa Catarina
  • CEJAM- Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim
  • FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem
  • HCP- Gestão – Hospital do Câncer de Pernambuco
  • HMTJ- Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus
  • Hospital Santa Marcelina 
  • ICIPE – Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada
  • IMIP – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Instituto de Responsabilidade Social Sirio-Libanês
  • ISGH – Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
  • Obras Sociais Irmã Dulce
  • Oswaldo Cruz Instituto Social
  • Santa Casa – Bahia
  • SECONCiSP – Serviço Social da Construção 
  • VivaRio

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO 

– Documentos Pessoais RG e CPF

– Preenchimento Completo da Inscrição 

– Curriculum Vitae

Investimento:

R$ 300,00

Formas de Pagamento:

3 x de $100,00 no cartão de crédito 

ou à vista no boleto bancário*

*Para pagamento à vista, entre em contato com secretaria@fpcs.edu.br para que seja gerado o boleto bancário com desconto.

Para informações sobre descontos especiais para grupos, funcionários da SPDM e demais esclarecimentos entre em contato com: secretaria@fpcs.edu.br

CARGA HORÁRIA

8 horas