O curso destaca-se por sua formação complexa, capaz de capacitar o graduado em enfermagem para atuar nas diferentes áreas da gestão, tais como: gestão do cuidado, enfermagem assistencial com ênfase em atenção primária à saúde, na gestão de Unidades Básicas de Saúde e afins.

O processo formativo preza pelo desenvolvimento do raciocínio clínico, crítico e reflexivo, em um espaço de atuação do enfermeiro e do trabalho em equipe, envolvendo ações individuais e interdisciplinares na gestão e na assistência de enfermagem.

Inscrições abertas!

Clique aqui e inscreva-se

COORDENADORES

Profa. Dra. Odete de Oliveira Monteiro

Professora Associada e Coordenadora da 3ª série do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP

Chefe do Departamento de Saúde Coletiva

Profa. Dra. Paula Cristina Pereira da Costa

Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP

Departamento de Saúde Coletiva.

DIFERENCIAIS
  • Possibilidade de momentos de reflexão e problematização da realidade, ou seja, integração teórico-prática, de modo a ancorar as decisões e ações do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.
  • Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde como um espaço de atuação do enfermeiro e do trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento do raciocínio clínico e tomada de decisão em situações que envolvem o cuidado na Atenção Primária à Saúde.
  • Oferecimento de subsídios teóricos para análise crítica das bases conceituais e instrumentais relacionadas aos aspectos éticos, deontológicos que fundamentam a prática assistencial do enfermeiro em saúde pública.
  • Fundamentos básicos sobre o planejamento, coordenação, execução e avaliação de ações educativas em suas diversas aplicações, tendo como referenciais os conceitos de aprendizagem significativa e as estratégias preconizadas pelo SUS para essas atividades.
  • Apresentação da assistência de enfermagem sistematizada, voltada às prioridades do cliente/paciente em situação de urgência/emergência, no contexto hospitalar em unidades básicas através da utilização de estratégias de garantia de qualidade e gestão de risco.
  • Conhecimento aprofundado sobre a característica das populações nos diferentes ciclos de vida e destacar as ações de formação, prevenção e reabilitação no contexto das Unidades de Saúde.
  • Possibilitar momentos de reflexão sobre assistência/gestão à população com vulnerabilidade.

Estimular o interesse sobre as questões decorrentes dos aspectos históricos, sociais e econômicos que influenciam o processo do enfermeiro e os modelos de assistência de saúde prestados à população; desenvolver a estratégia de interdisciplinaridade nas ações de assistência à população; desenvolver atitude ética, crítica e científica no exercício do enfermeiro de saúde da família.

PÚBLICO-ALVO

Enfermeiros(as) com diploma válido em todo o território nacional reconhecido pelo MEC.

• Aulas dialogadas e expositivas
  • Casos clínicos
  • Atividades de leitura
  • Discussões e debates
  • Rodas de conversa
  • Seminários
  • Problematização da realidade

Inscrição: R$ 25,00

Matrícula: 75,00

Mensalidade: 13 X R$ 380,00

Condições especiais:

5% de desconto para pagamento à vista: R$ 4.693,00

10% de desconto para funcionários da SPDM

Obs.: Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

O processo seletivo será realizado mediante análise curricular do candidato e o envio do diploma da graduação.

Inscrições abertas.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
  • RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
  • CPF (frente e verso);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
  • Diploma de Graduação (frente e verso);
  • Histórico de Graduação;
  • Comprovante de Endereço Residencial (recente)
PROGRAMA PRELIMINAR
  • APS e Redes de Atenção à Saúde
  • Participação Social
  • Direito em Saúde
  • Modelos alternativos de Gestão Pública: OCIP, OS, Parcerias Público-Privados, Autarquias, representantes públicos
  • Planejamento e Avaliação em Saúde

DURAÇÃO

OFERTA

Oferta anual.

Início das aulas no primeiro semestre de 2023.

Segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira

Das 18h30 às 22h30

CERTIFICAÇÃO

Para receber o certificado de conclusão de curso, o aluno deverá frequentar 75% do programa e se submeter às avaliações específicas de cada módulo, com nota mínima de 7.0.