Sensibilizar os profissionais para a aplicação da estimulação em grupos de pacientes com histórico de lesões cerebrais, com objetivo de aumentar a performance cognitiva em áreas do cérebro que se pretendem estimular: linguística, atenção e memória, resolução de problemas e coordenação.
Técnicas de estimulação cerebral têm sido empregadas em medicina desde remotas eras. Por exemplo, há descrição do uso de peixes elétricos aplicados à cabeça na antiguidade para tentar tratar epilepsias e dores de cabeça.
De maneira sistematizada, apenas a partir de 1938, com o advento da eletroconvulsoterapia, tivemos uso regular de corrente elétrica de forma terapêutica. Trata-se de técnica que, modernizada, está em uso até os dias atuais. A ela se agregaram uma série de novas formas de tratamento com neuroestimulação, como a estimulação magnética transcraniana repetida, a estimulação transcraniana por corrente alternada, a estimulação do nervo vago, a estimulação do nervo trigêmeo e a estimulação transcraniana por corrente contínua. Além das técnicas não invasivas, há ainda o uso de estimuladores implantáveis, como estimulação cerebral profunda para o tratamento de diferentes quadros neuropsiquiátricos, como Parkinson.
O presente curso pretende explorar a técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua ETCC (transcranial direct current stimulation – tDCS). É uma técnica não-invasiva baseada na aplicação terapêutica de corrente elétrica contínua de baixa amperagem (1 a 4 mA), de forma a estimular ou inibir determinada região cerebral. Tem vantagens como facilidade na aplicação, baixo custo, pouco ou nenhum efeito colateral e portabilidade do aparelho. A popularização se deu a partir dos anos 2000, com série de estudos para tratamento da depressão, incluindo importantes estudos de pesquisadores nacionais. A maior parte dos protocolos atualmente utiliza 2 mA aplicados na região do córtex prefrontal dorsolateral esquerdo para o tratamento de quadros depressivos. No entanto, ao longo dos anos, a técnica tem sido testada para outros quadros, como zumbido, sintomas positivos e negativos da esquizofrenia, dores neuropáticas crônicas (como fibromialgia), TOC, controle de impulsividade (por exemplo, fissura nas dependências), reabilitação pós-AVC (motora e fala), além de melhora de cognição e memória. Algumas aplicações ainda estão em estudos. Há alguns usos que já têm evidência de efetividade para uso clínico, e serão explorados no curso.
Gostaria de fazer este curso? Envie uma mensagem no formulário abaixo ou entre em contato via WhatsApp 11 94317-5173
Taxa de Inscrição: R$ 280,00 – Parcela única.
Coordenação
Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, coordenadora do Módulo de Dependência Química do Curso de Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria Infantil – UNIFESP, Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP no Núcleo de Família e Supervisora da Clínica Alamedas –Tratamento e Reabilitação da Dependência Química).
Psicólogo, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria Unifesp, Especialista em Dependência Química – UNIFESP, Especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria Infantil – UNIFESP, Pesquisador da UNIAD/UNIFESP, Terapeuta da Clínica Alamedas – Tratamento e Reabilitação da Dependência Química.
Local do Curso
Anfiteatro da FPCS – São Paulo/SP
Rua Diogo de Faria, 1036 – Vila Mariana
Sobre o Curso
O curso pretende cobrir aspectos teóricos e práticos da neuromodulação/tDCS, incluindo mecanismo de ação, aplicabilidade clínica, evidências disponíveis, posicionamento de eletrodos e manuseio dos equipamentos.
Profissionais da área de saúde interessados na técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua ETCC.
O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante ao cumprimento da carga horária do Curso.
Temas:
- Princípios eletrofisiológicos da tDCS
- tDCS em depressão
- tDCS em reabilitação neurológica
- tDCS em dor crônica
- tDCS em esquizofrenia
- tDCS – outros usos possíveis
- tDCS em pesquisa
- Técnica – operação dos aparelhos e posicionamento de eletrodos
Técnicas e métodos utilizados durante o curso:
O presente curso pretende explorar a técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua ETCC (transcranial direct current stimulation – tDCS). É uma técnica não-invasiva baseada na aplicação terapêutica de corrente elétrica contínua de baixa amperagem (1 a 4 mA), de forma a estimular ou inibir determinada região cerebral.
O curso pretende cobrir aspectos teóricos e práticos da neuromodulação/tDCS, incluindo mecanismo de ação, aplicabilidade clínica, evidências disponíveis, posicionamento de eletrodos e manuseio dos equipamentos.
Prof. Rafael Bernardon – Diretor Técnico do CAISM Vila Mariana UNIFESP/SPDM, médico psiquiatra, mestre em psiquiatria pelo King’s College, especialista em ECT e neuromodulação, doutorando pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.
Ivan Trombino Taiar – fisioterapeuta especialista em Atividade Física, exercício físico e aspectos psicobiológicos pela Universidade de São Paulo (UNIFESP – 2009). Pesquisador em neuromodulação. Atualmente fisioterapeuta no ambulatório de autismo da Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Débora Luciana Melzer – médica psiquiatra, mestre em psiquiatria pelo IPq – HC – FMUSP, especialista em ECT e neuromodulação, doutoranda pelo pelo IPq – HC – FMUSP.
Taxa de Inscrição: R$ 280,00 – Parcela única.
* Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.