ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

Curso Semipresencial

O programa conta com 30 anos de experiência e profissionais titulados pela UNIFESP/EPM.

Destaque para o conteúdo que aborda fisiologia do exercício, treinamento, cardiologia, clínicas médicas, ortopedia, nutrologia, ética e metodologia científica. 

 Ênfase na promoção de saúde e atletas de alto rendimento.

Interessado Em Fazer Esta Especialização?

    A FPCS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

    Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, entre em contato pelo email: dados@fpcs.edu.br

    Coordenadores

    Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Curso de Especialização em Medicina Desportiva pela Escola Paulista de Medicina – EPM (1994); Especialização – Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (1995-1997); Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (1998), realizou Mestrado em Ciências no Programa de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (2005) e Doutorado pela UNIFESP (2010). Em 2014, iniciou a carreira docente no Departamento de Ortopedia e Traumatologia (EPM-UNIFESP) como Professor Adjunto.

    Das atividades anteriores: chefe do Setor de Traumatologia do Esporte (outubro de 2010 a agosto de 2012); Responsável pelo Ambulatório Geral de Ortopedia e pela Triagem dos Pacientes do Setor de Traumatologia do Esporte (1999-2003); Orientador no Curso de Especialização O Aparelho Locomotor do Esporte (2002 a 2006); Orientador no Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia no Esporte (2002 até 2012), Professor Afiliado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (2014-2016). Atualmente Ministra aulas na Disciplina Eletiva Traumatologia Esportiva para os alunos do 2º, 3º e 4º ano médico desde 2000; Preceptoria Administrativa e Didática da Residência Médica em Medicina Esportiva (desde 2009); Orientador do Programa de Pós-Graduação da Residência Médica em Medicina Esportiva (desde 2013); Coordenador do 1o. Curso de Especialização em Medicina Esportiva aplicada à Ciências da Saúde (desde 2013); Orientador (Mestrado Profissional) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física (desde 2016). No Departamento de Ortopedia e Traumatologia: Ministra aulas para os alunos do 3º e 6º anos Médico (desde 2014); Discussão de casos com alunos do 6º ano Médico (desde 2014); Médico Ortopedista do Instituto do Atleta ? INA (2013); Médico Ortopedista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa ? COTP (2008-2010); Médico Ortopedista da Confederação Brasileira de Basketball (2003-2011). .Médico Ortopedista da For Athletes (2004-2012), Médico da Copa do Mundo cobertura no Estado de São Paulo (2014). Membro Titular da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatología Deportiva – SLARD (2008); Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte – SBME (2006); Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo – SBCOC (2002); Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho – SBCJ (2001), Membro Titular da ISAKOS / International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (2010). Na Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE): membro da Comissão Científica desde 2011 até a presente data; 2o. Tesoureiro (2015) e 1o. Tesoureiro (2016) . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Esportiva, Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina esportiva, cirurgia ortopédica, artroscopia e manguito rotador.

    Currículo (CV)

    Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Exerce a função de Membro Assistente do Setor de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/EPM desde 1998; Médico Assistente do Grupo de Ombro e Cotovelo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/EPM desde 1998; Coordenador de Módulos do Curso de Especialização O Aparelho Locomotor no Esporte desde 1998; Coordenador Assistente do Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia do Esporte desde 1998; Ministra aulas no Curso de Medicina (3o ano) desde 2008; Título de Professor Afiliado em 2012; Professor Adjunto em 2012 e Chefe da Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente é Membro do Corpo Editorial da RBM Revista Brasileira de Medicina desde 2009, Secretário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Coordenador Regional – Membership Committee da International Society Arthroscopy Knee And Orthopaedic Sports (2009-2011);

    Outras funções: Assistente da Residência Médica em Medicina Esportiva (2007-2010). Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Esportiva (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: ombro, joelho: ligamento cruzado anterior, artroscopia e traumatologia do esporte. (Texto informado pelo autor)

    Currículo (CV)

    Docente (Professor Adjunto ) do Departamento de Ortopedia e Traumatologia / UNIFESP, Chefe da Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física EPM/UNIFESP . Pós-doutorado parceria do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE) da Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física e Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1995), Realizou o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2006) e o Doutorado em (2010). Realizou TravellingFellowship aos Estados Unidos em 2006 (Istituto Andrews, Steadman Hawkins (Vaio), Houston, Carolina Norte, DUKE ). Participa da Comissão de Graduação UNIFESP. Tem experiência na área de Traumatologia Esportiva e Ortopedia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Membro da ISAKOS (Sociedade Internacional de Joelho e Medicina Esportiva) . Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte). Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva . Médico ligado a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso Basico. Participou como médico coordenador ligado ao COB , Sulamericano em 2002. Participação como médico na Copa do Mundo FIFA 2014. Participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como médico no Levantamento de Peso Olímpico e no Levantamento de Peso Paralímpico . Coordenador do Grupo Joelho credenciado pela SBCJ (Hospital Novo Atibaia) . Revisor do periódico American Journal Sports Medicine. Membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.

    Currículo (CV)

    Sobre o Curso

    ×