O programa conta com 30 anos de experiência e profissionais titulados pela UNIFESP/EPM.

Destaque para o conteúdo que aborda fisiologia do exercício, treinamento, cardiologia, clínicas médicas, ortopedia, nutrologia, ética e metodologia científica. 

 Ênfase na promoção de saúde e atletas de alto rendimento.

Inscrições abertas

Clique aqui e Inscreva-se

Coordenação

COORDENADOR PROF. DR CARLOS VICENTE ANDREOLI

Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Curso de Especialização em Medicina Desportiva pela Escola Paulista de Medicina – EPM (1994); Especialização – Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (1995-1997); Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (1998), realizou Mestrado em Ciências no Programa de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (2005) e Doutorado pela UNIFESP (2010). Em 2014, iniciou a carreira docente no Departamento de Ortopedia e Traumatologia (EPM-UNIFESP) como Professor Adjunto.

Das atividades anteriores: chefe do Setor de Traumatologia do Esporte (outubro de 2010 a agosto de 2012); Responsável pelo Ambulatório Geral de Ortopedia e pela Triagem dos Pacientes do Setor de Traumatologia do Esporte (1999-2003); Orientador no Curso de Especialização O Aparelho Locomotor do Esporte (2002 a 2006); Orientador no Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia no Esporte (2002 até 2012), Professor Afiliado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (2014-2016). Atualmente Ministra aulas na Disciplina Eletiva Traumatologia Esportiva para os alunos do 2º, 3º e 4º ano médico desde 2000; Preceptoria Administrativa e Didática da Residência Médica em Medicina Esportiva (desde 2009); Orientador do Programa de Pós-Graduação da Residência Médica em Medicina Esportiva (desde 2013); Coordenador do 1o. Curso de Especialização em Medicina Esportiva aplicada à Ciências da Saúde (desde 2013); Orientador (Mestrado Profissional) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física (desde 2016). No Departamento de Ortopedia e Traumatologia: Ministra aulas para os alunos do 3º e 6º anos Médico (desde 2014); Discussão de casos com alunos do 6º ano Médico (desde 2014); Médico Ortopedista do Instituto do Atleta ? INA (2013); Médico Ortopedista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa ? COTP (2008-2010); Médico Ortopedista da Confederação Brasileira de Basketball (2003-2011). .Médico Ortopedista da For Athletes (2004-2012), Médico da Copa do Mundo cobertura no Estado de São Paulo (2014). Membro Titular da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatología Deportiva – SLARD (2008); Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte – SBME (2006); Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo – SBCOC (2002); Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho – SBCJ (2001), Membro Titular da ISAKOS / International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (2010). Na Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE): membro da Comissão Científica desde 2011 até a presente data; 2o. Tesoureiro (2015) e 1o. Tesoureiro (2016) . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Esportiva, Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina esportiva, cirurgia ortopédica, artroscopia e manguito rotador.

Currículo (CV)
VICE COORDENADOR PROF. DR. BENNO EJNISMAN

Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Exerce a função de Membro Assistente do Setor de Traumatologia do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/EPM desde 1998; Médico Assistente do Grupo de Ombro e Cotovelo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP/EPM desde 1998; Coordenador de Módulos do Curso de Especialização O Aparelho Locomotor no Esporte desde 1998; Coordenador Assistente do Curso de Especialização Ortopedia e Traumatologia do Esporte desde 1998; Ministra aulas no Curso de Medicina (3o ano) desde 2008; Título de Professor Afiliado em 2012; Professor Adjunto em 2012 e Chefe da Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente é Membro do Corpo Editorial da RBM Revista Brasileira de Medicina desde 2009, Secretário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Coordenador Regional – Membership Committee da International Society Arthroscopy Knee And Orthopaedic Sports (2009-2011);

Outras funções: Assistente da Residência Médica em Medicina Esportiva (2007-2010). Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Esportiva (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: ombro, joelho: ligamento cruzado anterior, artroscopia e traumatologia do esporte. (Texto informado pelo autor)

Currículo (CV)
VICE COORDENADOR PROF. DR. ALBERTO DE CASTRO POCHINI

Docente (Professor Adjunto ) do Departamento de Ortopedia e Traumatologia / UNIFESP, Chefe da Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física EPM/UNIFESP . Pós-doutorado parceria do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE) da Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física e Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1995), Realizou o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2006) e o Doutorado em (2010). Realizou TravellingFellowship aos Estados Unidos em 2006 (Istituto Andrews, Steadman Hawkins (Vaio), Houston, Carolina Norte, DUKE ). Participa da Comissão de Graduação UNIFESP. Tem experiência na área de Traumatologia Esportiva e Ortopedia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Membro da ISAKOS (Sociedade Internacional de Joelho e Medicina Esportiva) . Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte). Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva . Médico ligado a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso Basico. Participou como médico coordenador ligado ao COB , Sulamericano em 2002. Participação como médico na Copa do Mundo FIFA 2014. Participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como médico no Levantamento de Peso Olímpico e no Levantamento de Peso Paralímpico . Coordenador do Grupo Joelho credenciado pela SBCJ (Hospital Novo Atibaia) . Revisor do periódico American Journal Sports Medicine. Membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.

Currículo (CV)

SOBRE O Curso

DIFERENCIAIS
  • Desenvolvimento de processos que permitem ao aluno compreender e discutir novos conceitos de avaliação e tratamento no esporte, a fim de melhorar a atuação com os clientes e atletas profissionais e a eficiência da assistência médica prestada.
  • Oportunidade de iniciação à pesquisa e difusão do conhecimento, bem como a participação em programas e projetos de extensão relacionados às Ciências da Saúde.
  • Ministrar as atividades de ensino em medicina esportiva, fisiologia do exercício, treinamento esportivo, clínica médica, ortopedia, traumatologia, biomecânica e reabilitação, avaliação pré-participação de campeonatos, dentro de uma perspectiva reflexiva e multidisciplinar.
  • Inserção do profissional em equipes multidisciplinares de saúde em ambientes diversos como: clínicas, hospitais, clubes, SUS, além da participação em eventos esportivos locais, regionais e megaeventos.
  • Estrutura moderna e acolhedora, que conta com ambulatórios de medicina esportiva, cardiologia do esporte, teste ergométrico no esporte, pediatria do esporte, ginecologia no esporte, psicologia no esporte, traumatologia esportiva: pé no esporte, pé diabético, ultrassom, lesões de sobrecarga, ondas de choque, coluna no esporte, ambulatório da Liga Acadêmica de Medicina Esportiva e Liga Acadêmica de Trauma, quadril no esporte, joelho no esporte, ombro no Esporte, acupuntura no esporte, Geriatria do esporte, promoção de saúde através do exercício, endocrinologia do esporte, ambulatório de paraolímpico, laboratório de genética, psicologia no esporte, nutrição no esporte, odontologia no esporte, entre outros.
  • Atendimento Multidisciplinar de Atletas de diversas modalidades e discussão de casos em espaços profissionais como: Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia Esportiva e Medicina Esportiva, Academia para Pesquisa e Ambulatório de Reabilitação.
  • Professores com vasta experiência na área, que buscam constantemente atualização junto as sociedades brasileiras científicas bem como em congressos nacionais e internacionais.
  • Participação multidisciplinar de docentes da Fisiologia, Cardiologia, Geriatria, Endocrinologia, Pediatria, Ginecologia do Esporte, Neurologia Clínica, Reumatologia, Ortopedia, Traumatologia, Reabilitação, Nutrição do Esporte e Clínica Médica, entre outros.

OBJETIVOS
  • Formar médicos especialistas com alta qualidade técnica, profissional e científica em medicina esportiva para o atendimento de atletas de alto rendimento, como na melhora da qualidade de vida da população em qualquer nível da promoção de saúde e lazer da sociedade, do exercício, do esporte ou da reabilitação.
  • Atender as necessidades do mercado de trabalho em constante processo de reestruturação.
  • Aperfeiçoar as competências em medicina esportiva requeridas na prática diária e pesquisa acadêmica.
  • Orientar na assistência de atletas de alto rendimento e praticantes de atividades físicas em busca de saúde e qualidade de vida.
  • Orientar sobre as diretrizes da Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas.
  • Qualificar o profissional para uma atuação crítica no campo do esporte e lazer, oferecendo compreensão e análise das políticas públicas e suas repercussões no contexto de megaeventos esportivos.
  • Mostrar as possibilidades desse campo e sua importância com a transferência de conhecimentos atualizados para atingir as metas mais elevadas em suas carreiras.
  • Utilizar critérios uniformes para o diagnóstico e classificação com base no conhecimento científico.
  • Inovar os rumos para a política científica, educacional, tecnológica e esportiva.
  • Formar um profissional para atuar e incentivar o campo do esporte e lazer junto à sociedade para que esta veja, sinta e comprove os benefícios da atividade física regular como uma medicina preventiva na promoção da saúde, no bem-estar e qualidade de vida.

PÚBLICO-ALVO

Perfil do Egresso:

Médicos formados, interessados em ampliar e aprimorar seus conhecimentos em Medicina Esportiva para atuar na área como formação profissional principal e/ou como uma segunda especialidade.

 Pré-requisitos para ingresso:

Graduado(a) em Medicina, com diploma reconhecido pelo MEC e com CRM.

METODOLOGIA
  • Desenvolvimento de processos que permitirão ao aluno compreender e discutir novos conceitos de avaliação e tratamento no esporte, melhorando a atuação dos profissionais, melhorar a qualidade e eficiência na assistência.
  • Utilização de livros, publicações indexadas, Pubmed, Medline, Scielo, entre outras.
  • Utilização de recursos como: vídeos, filmes, TVs, pendrives, datashows, multimídias em microcomputadores/notebooks, com a dosagem individual de cada professor, caberá utilizar de forma correta e produtiva.
  • Através dos professores que possuem uma tradição nas ciências do Esporte desenvolvidas através de ensino, pesquisa e assistência, sendo altamente capazes de realizarem ainda mais o desenvolvimento nessa área, por conter em seus quadros verdadeiros ícones da Medicina Esportiva de nosso país, que sem dúvida ao trabalharem de maneira conjunta e integrada podem colocar à Medicina Esportiva em uma posição de relevância que merece estar.

INVESTIMENTO

Forma de Pagamento:

Inscrição: R$ 300,00

Matrícula: R$ 100,00

Mensalidade: 18 parcelas de R$ 1.750,00  

 Obs.: Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

PROCESSO SELETIVO

Entrevista: Dinâmica em grupo on-line com o coordenador do curso (link para ingresso será enviado aos inscritos pela secretaria).

Data da dinâmica: 08/02/2022

 Horário: 9 horas

 Lista de aprovados será divulgada no dia 10/02/2022

 Matrícula: 10/02/2022 até 16/03/2022

INSCRIÇÕES

De 01/12/2021 até 01/02/2022

Inscrições abertas até 07/02/2022

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Originais:

  • 2 fotos 3×4 recentes
  • Carteira de Identidade
  • Registro de Conselho de Classe Profissional

Cópia em tamanho A4 – uma (1) via de cada documento:

  • Cópia simples RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
  • Cópia simples CPF (frente e verso);
  • Cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
  • Cópia simples Diploma de Graduação (frente e verso);
  • Cópia simples Histórico de Graduação;
  • Cópia simples Comprovante de Endereço Residencial (recente)
PROGRAMA PRELIMINAR

1 AULA INAUGURAL – APRESENTAÇÃO DO CURSO

2 HISTÓRIA DA MEDICINA ESPORTIVA

3 BIOENERGÉTICA

4 FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

5 FISIOLOGIA MUSCULAR

6 FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO I

7 FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO II

8 FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO

9 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

10 AVALIAÇÃO AERÓBIA DIRETA: CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO

11 AVALIAÇÃO AERÓBIA: LIMIARES

12 UTILIZAÇÃO DOS SUBSTRATOS ENERGÉTICOS DURANTE O EXERCÍCIO

13 AVALIAÇÃO AERÓBIA: VO2 INDIRETO

14 DOPING

15 AVALIAÇÃO ANAERÓBIA

16 ALTITUDE E EXERCÍCIO – OVERTRAINING – OVERUSE

17 AVALIAÇÃO E TREINAMENTOS AERÓBIOS

18 ANTROPOMETRIA – AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

19 FADIGA E AGENTES ERGOGÊNICOS LICITOS

20 BIOMECÂNICA DA CORRIDA E FISIOLOGIA DA CORRIDA

21 PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO I

22 PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AERÓBIO II

23 PNEUMOPATIAS E EXERCÍCIO

24 TREINAMENTO NA MULHER

25 INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E EXERCÍCIO

26 PRINCIPIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO E PERIODIZAÇÃO

27 REVISÃO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO – PRINCÍPIOS GERAIS DA ESGOESPIROMETRIA. MODELOS DE PROTOCOLOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS.

28 COTP – AULAS PRÁTICAS – ERGOESPIROMETRIA, DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA, IMPULSÃO VERTICAL (PLATAFORMA DE FORÇA), COMPOSIÇÃO CORPORAL POR ABSORCIOMETRIA POR DUPLA EMISSÃO DE RAIOS-X (DEXA), TESTES DE CAMPO. LAB.DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DA UNIFESP – CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA

29 COTP – AULAS PRÁTICAS – ERGOESPIROMETRIA, DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA, IMPULSÃO VERTICAL (PLATAFORMA DE FORÇA), COMPOSIÇÃO CORPORAL POR ABSORCIOMETRIA POR DUPLA EMISSÃO DE RAIOS-X (DEXA), TESTES DE CAMPO. LAB.DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.

30 OBESIDADE, EMAGRECIMENTO E EXERCÍCIO I

31 OBESIDADE, EMAGRECIMENTO E EXERCÍCIO II

32 RISCOS E BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

33 PROVA DE FISIOLOGIA-TREINAMENTO NO ESPORTE

34 PROVA SUBSTITUTIVA – FISIOLOGIA-TREINAMENTO ESPORTIVO

35 PROVA SUBSTITUTIVA FISIOLOGIA-TREINAMENTO ESPORTIVO

36 PROVAS RECUPERAÇÃO / SUBSTITUTIVAS – 1) FISIOLOGIA-TREINAMENTO ESPORTIVO

PROGRAMA PRELIMINAR

Alberto de Castro Pochini

Alexandre Nicolini

Álvaro Paiva

Benno Ejnisman

Carlos André Santos

Carlos Vicente Andreoli                    

Clayton Macedo

Fernando Torres

Guilherme Falótico

Gustavo Arliani

Marília Andrade

Michel Kanas

Paulo Belangero

Paulo Szeles

Paulo Zogaib

Silvana Vertematti

William Komatsu

Entre outros

DURAÇÃO

18 meses

Carga horária total: 720 horas

OFERTA

Início das aulas: 18 de março de 2022

Aulas quinzenais (sexta e sábado)

Término do curso: 05/08/2023

HORÁRIO

Aulas quinzenais (sexta e sábado)

Sexta: Das 19 às 23 horas

Sábado: Das 8 às 17 horas (intervalo de uma hora para almoço)

LOCAL

Faculdade Paulista de Ciências da Saúde

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Aulas práticas:

CETE – Centro de Traumato-ortopedia do Esporte, Estado de Israel, 713 – Vila Clementino – São Paulo – SP.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão expedidos e registrados pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante solicitação da Coordenação do Curso, comprovada a aprovação em todas as disciplinas, sejam elas teóricas e/ou práticas e elaboração do trabalho de conclusão de curso.