MBA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Novas turmas em breve

O MBA em Dependência Química cumpre o papel de treinamento de profissionais de saúde e áreas correlatas no atendimento de pacientes dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Devido à grande prevalência destes transtornos na população brasileira e à dificuldade de acesso a informações de qualidade e a treinamento específico.

O campo da dependência química é um campo ainda permeado por muito preconceito, empirismo, resistência dos formadores de opinião, familiares e também dos próprios profissionais. Não é incomum encontrar muitos conceitos desatualizados e uma grande carga moral no modo como os profissionais de saúde percebem o dependente de álcool e outras drogas. Assim, não é por acaso que os dependentes se sentem frequentemente mal atendidos e pouco acolhidos nos serviços típicos de saúde mental.

Muitos profissionais de saúde trabalham de modo isolado, com base apenas em sua experiência profissional e sem ter recebido um treinamento adequado e equilibrado em seus anos de formação.

Como há um reconhecido déficit na formação dos profissionais das diversas áreas de saúde no concernente ao tratamento dos dependentes, além de especificidades próprias desta clientela, que demandam um maior conhecimento teórico e técnico que o propiciado na graduação, é imprescindível que cursos complementares e voltados a melhorar a capacidade técnica e a habilidade diagnóstica e terapêutica dos profissionais sejam desenvolvidos.

Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo (SP) – CEP 01401-002

Interessado em fazer esta especialização?

Fale conosco pelo WhatsApp 11-94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo que entraremos em contato:

    A FPCS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

    Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, entre em contato pelo email: dados@fpcs.edu.br

    Coordenação

    Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós-graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém-criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

    Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (2014), Especialização em Dependência Química pela UNIFESP-EPM (2002) e psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras São Marcos, (1986). Atua como Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Diretora Clínica da Clínica de Reabilitação e Tratamento da Dependência Química Gressus – Alamedas. As principais áreas de pesquisas são: O tratamento da dependência química, os familiares dos dependentes químicos e a repetição da maternidade em adolescentes. Na área de treinamento coordena o módulo de Dependência Química do Curso de Especialização de Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria Infantil da UNIFESP e o Curso de Especialização de Dependência Química da UNIFESP no Instituto Bairral de Psiquiatria. É Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas). É integrante da Equipe de Projeto do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e outras Drogas – Programa INCT do CNPQ.

    Sobre o curso

    ×