O MBA em Dependência Química cumpre o papel de treinamento de profissionais de saúde e áreas correlatas no atendimento de pacientes dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Devido à grande prevalência destes transtornos na população brasileira e à dificuldade de acesso a informações de qualidade e a treinamento específico.
O campo da dependência química é um campo ainda permeado por muito preconceito, empirismo, resistência dos formadores de opinião, familiares e também dos próprios profissionais. Não é incomum encontrar muitos conceitos desatualizados e uma grande carga moral no modo como os profissionais de saúde percebem o dependente de álcool e outras drogas. Assim, não é por acaso que os dependentes se sentem frequentemente mal atendidos e pouco acolhidos nos serviços típicos de saúde mental.
Muitos profissionais de saúde trabalham de modo isolado, com base apenas em sua experiência profissional e sem ter recebido um treinamento adequado e equilibrado em seus anos de formação.
Como há um reconhecido déficit na formação dos profissionais das diversas áreas de saúde no concernente ao tratamento dos dependentes, além de especificidades próprias desta clientela, que demandam um maior conhecimento teórico e técnico que o propiciado na graduação, é imprescindível que cursos complementares e voltados a melhorar a capacidade técnica e a habilidade diagnóstica e terapêutica dos profissionais sejam desenvolvidos.
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo (SP) – CEP 01401-002
Interessado em fazer esta especialização?
Fale conosco pelo WhatsApp Corporativo: 11 94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo:
Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós-graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém-criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.
Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (2014), Especialização em Dependência Química pela UNIFESP-EPM (2002) e psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras São Marcos, (1986). Atua como Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Diretora Clínica da Clínica de Reabilitação e Tratamento da Dependência Química Gressus – Alamedas. As principais áreas de pesquisas são: O tratamento da dependência química, os familiares dos dependentes químicos e a repetição da maternidade em adolescentes. Na área de treinamento coordena o módulo de Dependência Química do Curso de Especialização de Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria Infantil da UNIFESP e o Curso de Especialização de Dependência Química da UNIFESP no Instituto Bairral de Psiquiatria. É Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas). É integrante da Equipe de Projeto do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e outras Drogas – Programa INCT do CNPQ.
Objetivo Geral do Curso: Desenvolver um programa de capacitação profissional para avaliação e tratamento da dependência química.
Objetivos Específicos: Promover o debate informado sobre o tema a partir de evidências científicas; Atualizar o corpo discente acerca das linhas de abordagens e tendências de política pública da área; Estimular a construção de modelos de atenção e políticas públicas baseadas na multidisciplinaridade.
DIFERENCIAIS
O curso de especialização em Dependência Química foi criado há dezessete anos pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira, Titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, que desde então coordena a elaboração de sua grade de atividades e sua aplicação em sala de aula sendo atualizado em 2019 para ser um MBA em Dependência Química.
METODOLOGIA
Técnicas e métodos utilizados durante o curso:
Aulas expositivas;
Discussão de casos clínicos e;
Dois tipos de seminários
Os seminários dos capítulos de livros indicados pelo curso e;
Os seminários de artigos, apresentados aos sábados de acordo com o cronograma, dentro dos Seminários Avançados. Ambos serão organizados e apresentados pelo corpo discente. O curso é dividido em doze módulos.
PÚBLICO ALVO
Profissionais de saúde que atuem no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, além de profissionais envolvidos na elaboração de políticas relacionadas ao tratamento e a prevenção das dependências de álcool.
CERTIFICAÇÃO
O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante ao cumprimento da carga horária total de cada módulo, seguindo os critérios de avaliação e entrega de monografia no término do curso.
Sistemas de avaliação:
O rendimento dos participantes do curso será avaliado considerando:
A frequência às aulas teóricas.
A frequência aos seminários avançados aos sábados (requisito para aprovação)
Apresentação de caso clínico (requisito para aprovação)
Realização das provas de cada um dos módulos (nota mínima= 6,0) (80% da nota final)
Elaboração de monografia de conclusão do curso (20% da nota final).
Certificação Média de Aprovação = 6,0
Importante: Para receber o certificado é preciso concluir obrigatoriamente os 12(doze) Módulos deste curso.