O curso visa promover uma cultura centrada em dados, fornecendo os conceitos básicos de Inteligência Artificial e Big Data para profissionais de saúde sem formação específica nessa área. Com foco em questões relacionadas à saúde, o objetivo é engajar esses profissionais nas práticas de Ciência de Dados, permitindo sua colaboração em iniciativas interdisciplinares e aumentando o valor dos resultados obtidos por equipes multidisciplinares.
Bacharel em Sistemas de Informação (2017), mestre em engenharia elétrica e computação (2019) e doutor em engenharia elétrica e computação (2024) todos os títulos obtidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, formação em game design pela HAL College of Technology Design no Japão (2014) e técnico em Informática Industrial pelo Colégio Radial (1998). Pesquisador do Laboratório JAS3 (Laboratório de Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais) e do laboratório de TV digital, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerce o cargo de professor universitário dos cursos tecnólogos e de pós-graduação da Universidade Facens, além de participar do núcleo docente estruturante do curso de Jogos Digitais da universidade. Exerce a função de consultor e analista de desenvolvimento em sistemas e jogos digitais.
Diferenciais
Um dos grandes diferenciais deste curso é sua abordagem voltada especificamente para profissionais de saúde, facilitando a assimilação dos conceitos em aplicações práticas e relevantes que podem melhorar diretamente a qualidade do atendimento e a eficiência dos serviços de saúde.
Além disso, oferecemos a possibilidade de o aluno escolher se quer participar das aulas on-line ou presenciais, maximizando assim o aproveitamento e a eficácia do curso.
Objetivos
Ao concluir o curso, os alunos serão capazes de compreender os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA), incluindo sua relação com Big Data e Ciência de Dados, especialmente no contexto da saúde. Eles também serão capazes de reconhecer os desafios enfrentados pela IA e explorar possíveis aplicações na área da saúde. Além disso, os alunos aprenderão a colaborar de forma mais eficaz com equipes de Ciência de Dados e a desempenhar um papel facilitador no processo de aplicação da Ciência de Dados na saúde.
Público-Alvo
Administrador(a), Biomédico(a), Enfermeiro(a), Farmacêutico(a), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo(a), Gestor(a), Multiprofissional, Médico(a), Nutricionista, Profissional da Saúde, Psicólogo(a), Residente, Terapeuta ocupacional
Metodologia
O curso oferece a flexibilidade de ser realizado tanto on-line quanto presencialmente, trazendo uma série de benefícios significativos para os participantes.
Investimento
Valor promocional válido para matrículas até 30/06/2024
3 x de R$ 100,00
Pagamento no cartão de crédito.
Em caso de desistência, os valores não serão devolvidos.
Processo Seletivo
Para este curso não há processo seletivo, basta preencher a ficha de inscrição.
Inscrições
Inscrições abertas
Documentos para Matrícula
RG;
CPF.
Programa Preliminar
Aula 1: Fundamentos de Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial: Definições e Conceitos Básicos.
Aplicações da Inteligência Artificial na Saúde.
Atividade: Discussão em grupo sobre casos de uso de IA na saúde.
Exploração de conjuntos de dados relacionados à saúde e IA.
Aula 2: Introdução ao Big Data
O que é Big Data e sua importância na área da saúde.
Principais desafios e oportunidades do Big Data em saúde.
Atividade: Análise de um conjunto de dados de saúde para identificar padrões e insights.
A importância da visualização de dados e identificação de padrões em grandes conjuntos de dados.
Aula 3: Relação entre Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados
Como a Inteligência Artificial e o Big Data se relacionam com a Ciência de Dados na área da saúde.
Atividade: Desenvolvimento de um projeto de mini-ciência de dados usando IA e Big Data em um cenário de saúde.
Introdução de Python para análise de dados e implementação de algoritmos de IA simples.
Aula 4: Aplicações Práticas na Saúde e Trabalho em Equipe
Casos de sucesso de implementação de IA e Big Data em instituições de saúde.
Trabalho em equipe e colaboração multidisciplinar na aplicação de IA e Big Data na saúde.
Atividade: Simulação de um projeto de implementação de IA em uma instituição de saúde, com diferentes papéis atribuídos aos participantes.
Uso de bibliotecas em Python para visualização dos dados.
Corpo Docente
Daniel Ohata
Bacharel em Sistemas de Informação (2017), mestre em engenharia elétrica e computação (2019) e doutor em engenharia elétrica e computação (2024) todos os títulos obtidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, formação em game design pela HAL College of Technology Design no Japão (2014) e técnico em Informática Industrial pelo Colégio Radial (1998). Pesquisador do Laboratório JAS3 (Laboratório de Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais) e do laboratório de TV digital, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerce o cargo de professor universitário dos cursos tecnólogos e de pós-graduação da Universidade Facens, além de participar do núcleo docente estruturante do curso de Jogos Digitais da universidade. Exerce a função de consultor e analista de desenvolvimento em sistemas e jogos digitais.
Duração
16 horas
Oferta
14/09/2024
21/09/2024
28/09/2024
05/10/2024
Horário
Das 9 às 13 horas
Local
Modalidade presencial:
Av. Brigadeiro Luis Antônio, 3751 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – CEP 01401 – 002.
Modalidade on-line
Plataforma Zoom
Certificação
Extensão Acadêmica.