Inscrições abertas
Com o envelhecimento da população brasileira, a demanda por especialistas em cuidados oftalmológicos está em plena expansão e esta é sua chance de se destacar nesse mercado promissor!
O curso de Especialização em Oftalmogeriatria, credenciado pelo MEC, foi idealizado com a expertise de profissionais renomados na Oftalmologia atual. Com essa formação, você estará preparado para atuar de forma preventiva, garantindo uma melhor qualidade de vida aos pacientes e contribuindo para a redução da sobrecarga nos serviços de saúde.
Seja parte desse seleto grupo de especialistas e esteja à frente no cuidado oftalmológico com cerca de 50 experts renomados coordenadores de mais de 30 sub áreas em oftalmologia e geriatria.
Pesquisador Sênior CNPq. Professor Sênior da EPM e Professor Emérito da UNIFESP, Médico pela Escola Paulista de Medicina (1970), mestrado em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela Escola Paulista de Medicina (1978), doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1985). Livre Docente e Ex-Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, Ex-Presidente da Academia Nacional de Medicina, Presidente do IPEPO-Instituto da Visão. Ex-Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Associação Panamericana de Oftalmologia e do World Ophthalmology Congress. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciências, Academia Ophthalmologica Internationalis, Academia Nacional de Farmácia, e do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia. Ex membro do Conselho Supeiror da CAPES. Concentração de pesquisas em: Geriatria Ocular (Macula, Glaucoma, Catarata). Epidemiologia e Imunopatologia Ocular, Uveites, Toxoplasmose, Zica e Covid. Prêmio Conrado Wessell, Medalha Vision to Teach. Medalha ao Mérito Oswaldo Cruz, Presidência da República, Ordem do Mérito Científico Nacional, Classe Grã-Cruz, Medalha Duke Elder e Medalha Conselho Internacional de Oftalmologia, Professor Honoris Causa UFRJ, UFMA, UFBR e outros. Mais de 1.000 artigos publicados e 80 doutores e mestres orientados.
Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas PUC SP, em 1998. Residência de Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Especialização em Retina e Vítreo na USP. Em 2000, obteve o título de especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia / Associação Médica Brasileira. Doutora em Medicina (Oftalmologia) pela UNIFESP em 2009, com tema na área de Envelhecimento Ocular (Oftalmogeriatria). Ganhou prêmio Jabuti 2009 juntamente com o Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. pela autoria do livro Oftalmogeriatria (1 livro brasileiro na área). Realizou pós-doutorado (2018-2022) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com o projeto intitulado “Projeto de Pesquisa: Estudo comparativo de prevalência e causas de deficiência visual e cegueira para longe e perto em adultos mais velhos, idosos e longevos dos municípios de São Paulo (SP) e Parintins (AM)”. Áreas de atuação: em projetos de pesquisa na UNIFESP, qualidade de vida e visão em idosos, geriatria e gerontologia, oftalmogeriatria, envelhecimento ocular, oftalmologia geral, urgência e pronto socorro, retina e vítreo, oftalmologia e associação com clínica médica.
Diferenciais
Objetivos
Público-Alvo
Médicos com título de Especialista em Oftalmologia e RQE, CRM ou Residentes e ou Alunos de Especialização em Oftalmologia que receberão o Certificado após a obtenção do Titulo de Especialista em Oftalmologia.
Metodologia
Investimento
Inscrição gratuita
Mensalidade
Obs.: Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.
Obs.: Descontos especiais serão analisados individualmente.
Processo Seletivo
Documentos para Matrícula
Programa Preliminar
Módulo 1 – Córnea e doenças externas
Módulo 2 – Óptica clínica e cirurgia e baixa visão
Módulo 3 – Plástica, vias lacrimais e estrabismo
Módulo 4 – Glaucoma
Módulo 5 – Retina
Módulo 6 – Neuroftalmologia
Módulo 7 – Inflamações, infecções, esclerites e uveítes
Módulo 8 – Oncologia
Módulo 9 – Imaginologia
Módulo 10 – Catarata
Módulo 11 – Clinica Medica e Cirúrgica associadas a Oftalmologia do Idoso
Módulo 12 – Humanização, Geriatria e Gerontologia
Corpo Docente
Coordenação geral:
Dr. Rubens Belfort Jr
Dra. Marcela Cypel
Coordenação acadêmica:
Dra. Carmen da Luz Pessuti
Dr. Diego Casagrande
Dr. Guilherme Macedo
Corpo docente
Dra. Adriana Berezovsky
Dr. Alexandre Kalache
Dra. Ana Luisa Hofling-Lima
Dr. Andre Maia
Dr. Andre Romano
Dr. Caio Regatieri
Dr. César Lipener
Dr. Claudio Lottemberg
Dra. Cristina Muccioli
Dra. Denise de Freitas
Dr. Eric Andrade
Dra. Fernanda Moll
Dra. Heloisa Nascimento
Dr. José Alvaro Pereira Gomes
Dra. Juliana Sallum
Dra. Juliana Sartori
Dr. Lauro Augusto de Oliveira
Dr. Lenilson Moreira Filho
Dr. Licoln de Freitas
Dra. Luciana Peixoto
Dra. Luciene Barbosa
Dr. Luiz Antônio Vieira
Dra. Maria Cristina Dantas
Dr. Mauricio Maia
Dr. Mauro Campos
Dr. Michel Farah
Dr. Milton Yogi
Dra. Nilva Moraes
Dra. Nivea Nunes Ferraz
Dra. Norma Alleman
Dr. Octaviano Magalhães Jr.
Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Dr. Paulo Henrique de Ávila Morales
Dr. Paulo Schor
Dra. Renata Puertas
Dr. Renato Passos
Dr. Roberto Vessani
Dr. Rubens Belfort Neto
Dra. Simone Bison
Dra. Solange Salomão
Dra. Tammy Osaki
Dr. Tiago Prata
Dr. Tomas Mendonça
Dr. Walton Nosé
Duração
18 meses
Início das aulas
Horário
Curso totalmente EAD com disponibilização semanal de conteúdos novos toda 3ª e 5ª, das 20h às 22h e 1 domingo por mês, das 8h às 13h, além da dedicação de 4 horas de estudo semanal.
Plantões periódicos de tutorial online.
Oferta de Webinares (extras) conforme calendário do curso.
Local
O curso será ofertado pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Certificação
Certificados serão expedidos e registrados pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante solicitação comprovada a aprovação em todas as disciplinas. No caso dos residentes após o recebimento do título de especialista em oftalmologia.
Observação: O aluno será avaliado presença mínima nas aulas (75%) e aprovação em avaliações periódicas.