Faça sua inscrição agora
A Dependência Química é uma doença multifatorial, crônica e recidivante, caracterizada pelo uso compulsivo da substância em questão. Com grandes consequências completas, é, reconhecidamente, tratável por meio de soluções e estratégicas igualmente complexas, bem como prevenível a partir da elaboração de políticas públicas de saúde.
O profissional que atua na área da dependência química se depara com constantes desafios que permeiam os espectros psicológicos, sociais e biológicos, de modo que se apresenta como fundamental o compartilhamento de boas-práticas e técnicas de manejo para o melhor e mais adequado tratamento e métodos de recuperação.
O curso se destina à capacitação profissional com excelência para avaliação e tratamento da dependência química, A partir de experiências consolidadas em diferentes áreas de atuação na saúde (clínicas, hospitais, gestão pública dentre outros), o curso se diferencia por oferecer uma visão multidisciplinar e prática sobre a dependência química.
Diretor presidente da SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina), Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) e Diretor clínico da Clínica Gressus.
Doutor em Ciências; Especialista em Dependência Química, com MBA em Gestão em saúde pelo Insper. Professor e Pesquisador da Uniad, Diretor Técnico na SPDM, 24 anos de experiência no atendimento de casos complexos em Dependência Química.
Diretor do HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP. Foi Coordenador-Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde e também Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.
Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Especializada em Dependência Química pela UNIFESP. é Diretora da Clínica Gressus e Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas).
Diferenciais
Abordagem Multifatorial: Foco na compreensão da dependência química como uma doença crônica e recidivante, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e biológicos.
Tratamento Complexo e Estratégico: Capacitação para o uso de soluções e estratégias complexas, reconhecidamente eficazes no tratamento da dependência química.
Prevenção por meio de Políticas Públicas: Enfoque na elaboração e aplicação de políticas públicas de saúde para a prevenção da dependência química.
Desafios Profissionais Contínuos: Preparação para enfrentar os constantes desafios do tratamento da dependência química, considerando os espectros psicológicos, sociais e biológicos.
Boas Práticas e Técnicas de Manejo: Compartilhamento e ensino de boas práticas e técnicas de manejo para garantir o tratamento mais adequado e eficaz.
Capacitação Profissional de Excelência: Foco na excelência na avaliação e tratamento da dependência química, com uma visão multidisciplinar e prática.
Experiência em Diversas Áreas da Saúde: Baseado em experiências consolidadas em clínicas, hospitais, e gestão pública, oferecendo uma formação abrangente e prática.
Objetivos
Objetivos gerais:
Consolidar e atualizar seus conhecimentos sobre recuperação e tratamento da dependência química, a partir da discussão de literatura especializada, manejo de casos complexos e vivências concretas em equipamentos de saúde.
Objetivos Específicos:
– Promover o debate informado sobre o tema a partir de evidências científicas;
– Atualizar o corpo discente acerca das linhas de abordagens e tendências de política pública da área;
– Estimular a construção de modelos de atenção e políticas públicas baseadas na multidisciplinaridade.
Público-Alvo
Profissionais de saúde que atuem no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, além de profissionais envolvidos na elaboração de políticas relacionadas ao tratamento e a prevenção das dependências de álcool (Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, profissionais atuantes no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, profissionais envolvidos na elaboração de políticas públicas).
Metodologia
– Aulas online síncronas, que correspondem a 80% da carga horária do curso, com gravações disponibilizadas exclusivamente aos alunos matriculados, como apoio ao estudo e à revisão dos conteúdos.;
– Estudo preparatório e complementar em plataforma EAD;
– Discussão de casos clínicos ao vivo, durante os encontros online, garantindo a participação ativa e o acompanhamento do professor;
– Seminários de estudo e elaboração de textos científicos para apresentação pública.
Investimento
Valor do curso:
Valor do curso com desconto para funcionários SPDM e instituições parceiras:
Processo Seletivo
Análise da documentação do candidato
Inscrições
Inscrições abertas
Documentos para Matrícula
– RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
– CPF (frente e verso);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
– Diploma de Graduação (frente e verso);
– Histórico de Graduação;
– Comprovante de Endereço Residencial (recente)
Programa Preliminar
Módulo Ciências Básicas
Módulo Tratamento e Recuperação
Módulo Políticas Públicas e Prevenção
Módulo Gestão e Qualidade na assistência aos Transtornos por Uso de Substância.
Corpo Docente
Profa. Dra. Ana Carolina Siqueira Campos
Prof. Dr. André Shinji
Prof. Dr. Angelo José Ramos
Profa. Dra. Ariella Hasewaga Galvão Bueno
Profa. Dra. Clarice Sandi Madruga
Profa. Dra. Cláudia Salgado
Profa. Dra. Eduarda de Oliveira Barbosa
Prof. Dr. Elson Asevedo
Profa. Dra. Fatima Monteiro
Prof. Dr. Gustavo Barros
Profa. Dra. Manuela Rocha
Profa. Dra. Maria Dolabela
Profa. Dra. Maria de Fatima Rato Padin
Prof. Dr. Nayran Cardoso
Profa. Dra. Patrícia Fracari
Prof. Dr. Quirino Cordeiro
Prof. Dr. Rafael Bernardon
Prof. Dr. Reynaldo Mapelli Júnior
Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Profa. Dra. Sandra Marques
Profa. Dra. Sonia Andreotti
Profa. Dra. Vilma Aparecida Silva
Duração
12 meses
Início das aulas
Início das aulas: 10 de março de 2026
Horário
As aulas online acontecerão às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h.
As aulas ficarão gravadas e serão disponibilizadas exclusivamente para os alunos matriculados, como apoio ao estudo e à revisão do conteúdo.
As atividades de análise clínica serão realizadas ao vivo, durante os encontros online, garantindo a participação ativa e o acompanhamento do professor.
Local
Este curso é ofertado na modalidade EaD, utilizando a plataforma de aprendizagem moodle e o aplicativo zoom para as aulas síncronas.
Certificação
O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante ao cumprimento da carga horária total de cada módulo, seguindo os critérios de avaliação e entrega de trabalho de conclusão de curso.