Inscrições abertas
A Dependência Química é uma doença multifatorial, crônica e recidivante, caracterizada pelo uso compulsivo da substância em questão. Com grandes consequências completas, é, reconhecidamente, tratável por meio de soluções e estratégicas igualmente complexas, bem como prevenível a partir da elaboração de políticas públicas de saúde.
O profissional que atua na área da dependência química se depara com constantes desafios que permeiam os espectros psicológicos, sociais e biológicos, de modo que se apresenta como fundamental o compartilhamento de boas-práticas e técnicas de manejo para o melhor e mais adequado tratamento e métodos de recuperação.
O curso se destina à capacitação profissional com excelência para avaliação e tratamento da dependência química, A partir de experiências consolidadas em diferentes áreas de atuação na saúde (clínicas, hospitais, gestão pública dentre outros), o curso se diferencia por oferecer uma visão multidisciplinar e prática sobre a dependência química.
Diretor presidente da SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina), Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) e Diretor clínico da Clínica Gressus.
Doutor em Ciências; Especialista em Dependência Química, com MBA em Gestão em saúde pelo Insper. Professor e Pesquisador da Uniad, Diretor Técnico na SPDM, 24 anos de experiência no atendimento de casos complexos em Dependência Química.
Diretor do HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP. Foi Coordenador-Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde e também Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.
Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Especializada em Dependência Química pela UNIFESP. é Diretora da Clínica Gressus e Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas).
Diferenciais
Abordagem Multifatorial: Foco na compreensão da dependência química como uma doença crônica e recidivante, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e biológicos.
Tratamento Complexo e Estratégico: Capacitação para o uso de soluções e estratégias complexas, reconhecidamente eficazes no tratamento da dependência química.
Prevenção por meio de Políticas Públicas: Enfoque na elaboração e aplicação de políticas públicas de saúde para a prevenção da dependência química.
Desafios Profissionais Contínuos: Preparação para enfrentar os constantes desafios do tratamento da dependência química, considerando os espectros psicológicos, sociais e biológicos.
Boas Práticas e Técnicas de Manejo: Compartilhamento e ensino de boas práticas e técnicas de manejo para garantir o tratamento mais adequado e eficaz.
Capacitação Profissional de Excelência: Foco na excelência na avaliação e tratamento da dependência química, com uma visão multidisciplinar e prática.
Experiência em Diversas Áreas da Saúde: Baseado em experiências consolidadas em clínicas, hospitais, e gestão pública, oferecendo uma formação abrangente e prática.
Objetivos
Objetivos gerais:
Consolidar e atualizar seus conhecimentos sobre recuperação e tratamento da dependência química, a partir da discussão de literatura especializada, manejo de casos complexos e vivências concretas em equipamentos de saúde.
Objetivos Específicos:
– Promover o debate informado sobre o tema a partir de evidências científicas;
– Atualizar o corpo discente acerca das linhas de abordagens e tendências de política pública da área;
– Estimular a construção de modelos de atenção e políticas públicas baseadas na multidisciplinaridade.
Público-Alvo
Profissionais de saúde que atuem no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, além de profissionais envolvidos na elaboração de políticas relacionadas ao tratamento e a prevenção das dependências de álcool (Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, profissionais atuantes no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, profissionais envolvidos na elaboração de políticas públicas).
Metodologia
– Aulas on-line (síncronas), correspondendo a 70% do curso.
– Estudo preparatório e complementar em plataforma EAD (assíncrono).
– Estudo e Discussão de casos clínicos previamente selecionados.
– Seminários de estudo e elaboração de textos científicos para apresentação pública.
Investimento
Valor do curso:
Valor do curso com desconto para funcionários SPDM e instituições parceiras:
Processo Seletivo
Análise da documentação do candidato
Inscrições
Inscrições abertas
Documentos para Matrícula
– RG (frente e verso); (CNH não substitui o RG)
– CPF (frente e verso);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
– Diploma de Graduação (frente e verso);
– Histórico de Graduação;
– Comprovante de Endereço Residencial (recente)
Programa Preliminar
– Módulo Ciências Básicas
– Módulo Tratamento e Recuperação em Dependência Química
– Módulo Políticas Públicas e Prevenção à Dependência Química
– Módulo Gestão e Qualidade na assistência à Dependência Química
Corpo Docente
Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Prof. Dr. Cláudio Jerônimo
Prof. Dr. Quirino Cordeiro
Profa. Dra. Maria Fátima Padin
Duração
12 meses
Oferta
34 semanas letivas com 8 horas on-line e 4 horas EAD por semana
06 semanas letivas para o desenvolvimento do TCC
Horário
As aulas on-line ocorrerão às terças e quintas das 19h às 22h.
Local
Este curso é ofertado na modalidade EaD, utilizando a plataforma de aprendizagem moodle e o aplicativo zoom para as aulas síncronas.
Certificação
O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante ao cumprimento da carga horária total de cada módulo, seguindo os critérios de avaliação e entrega de trabalho de conclusão de curso.