Credenciado pelo MEC
Desconto de 40% para pagamento em dia.
Desconto de até 50% para funcionários e comprovadamente parentes de funcionários da SPDM e de instituições parceiras (pai, mãe, filhos, irmãos, esposo ou esposa).
O curso de Pedagogia, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), destina-se à formação de professores para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação de profissionais da educação, compreendendo a administração, gestão, supervisão e orientação educacional (RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e acompanha o estabelecido no Parecer 22.)
O Curso de pedagogia, comprometido com a visão e missão institucional, apresenta como diferencial a possibilidade de realização de estágios práticos, vivências integrativas educacionais bem como o desenvolvimento de expertises vinculadas à formação interdisciplinar promovida por uma perspectiva de completude do ser humano.
Diferenciais
Objetivos
O aluno desenvolverá competências e habilidades para atuar:
Metodologia
Na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, a aprendizagem se dá pautada em princípios pedagógicos colaborativos por meio da inserção e promoção de diferentes metodologias, sobretudo metodologias ativas, e no desenvolvimento de atividades que colocam o discente como protagonista de sua trajetória acadêmica.
Perfil do Egresso
O perfil pretendido para o egresso do curso de Pedagogia é de um profissional habilitado para a docência na educação básica (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental), nos termos das orientações de formação de professores, em uma perspectiva que considera todas as etapas e fundamentos da construção do conhecimento da criança em fase de escolarização.
Além disso, será um profissional capacitado para atuar na educação de jovens e adultos, bem como na administração e gestão da escola, na elaboração e na avaliação de projetos educacionais, na assessoria e acompanhamento de projetos interdisciplinares que incorporem as novas tecnologias, tendo como formação básica a docência.
Outro campo de trabalho para o pedagogo é a indústria de jogos e vídeos educativos que auxiliem no desenvolvimento infantil e na orientação familiar quanto acompanhamento e desenvolvimento escolar da criança e do adolescente.
Processo Seletivo
Formas de ingresso:
– Processo seletivo com prova on-line, que pode ser realizada até 02/08/2023.
– Processo Seletivo via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
– Processo seletivo para portadores de diploma de curso superior que estejam devidamente registrados no Brasil.
– Processo seletivo transferência, destinado a candidatos que estejam cursando os cursos ofertados em outras Instituição de Ensino Superior.
Saiba mais em nosso edital.
Investimento
Mensalidade: R$ 309,00
(40% de desconto de pontualidade, válido para pagamento até o dia 10 de cada mês)
Mensalidade para funcionários e parentes de funcionários da SPDM e de instituições parceiras: R$ 257,50 (50% de desconto, composto por: 40% de pontualidade + 10% de desconto mediante documentação comprobatória).
Valor da mensalidade sem desconto*: R$ 515,00
*A partir do 11º dia do mês, o valor da mensalidade será R$ 515,00 e caso não tenha havido o pagamento, o valor será acrescido de juros e multa.
Obs. Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.
Os valores serão reajustados anualmente.
Período
O curso será ofertado para os períodos matutino e noturno.
50 vagas – Matutino
Horário: 9h00 às 12h00
50 vagas – Vespertino
Horário: 14h às 17h00
45 vagas – Noturno
Horário: 19h00 às 22h00
Duração
Duração: 4 anos
Certificação
Os diplomas de graduação conferidos pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde são certificados pelo MEC.
Mercado de Trabalho
De acordo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os profissionais formados em pedagogia implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; participam da elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.
Coordenação
Profa. Dra. Susana Mesquita Barbosa
Doutora em Direito Político e Econômico (MACKENZIE), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel e licenciada em Filosofia (UNICAMP), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especializanda em Educação e Tecnologia na UFSCAR, com habilitação em Docência no Ensino Superior. Professora e Assessora Pedagógica na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (SPDM Educação). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua como professora da área de educação, filosofia, fundamentos do Direito e direitos humanos em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições e realiza atividades vinculadas à Gestão Acadêmica Superior. Já exerceu os cargos de Coordenadora de Extensão e de Esportes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada, responsável pelo gerenciamento de Programas, Projetos e Eventos de Extensão; Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Graduação em Direito Mackenzie; Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Direito. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie foi professora do Núcleo de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito e do departamento de Filosofia, Membro do NDE e Colegiados de Curso, atuou no CEPE e em diferentes comissões de análise de projetos pedagógicos, projetos institucionais. Ministra cursos de curta-duração para o UNIAnchieta, CENBIO (USP-FEE), FGV (GV-Strong), dentre outras, e realiza consultorias em Direito Educacional. Autora do livro “História do Direito” e de “Introdução à História do Direito”, organizadora das obras “Direitos Humanos: perspectivas e reflexões para o Século XXI” e “Transparência Eleitoral” além de capítulos de livros e artigos. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Cidadania e Políticas Públicas e de Políticas de Desenvolvimento.
Lattes: lattes.cnpq.br/9172346082313522
E-mail: susana.barbosa@fpcs.edu.br
Instituições Parceiras