O curso de Pedagogia, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), destina-se à formação de professores para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação de profissionais da educação, compreendendo a administração, gestão, supervisão e orientação educacional (RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e acompanha o estabelecido no Parecer 22.) 

O Curso de pedagogia, comprometido com a visão e missão institucional, apresenta como diferencial a possibilidade de realização de estágios práticos, vivências integrativas educacionais bem como o desenvolvimento de expertises vinculadas à formação interdisciplinar promovida por uma perspectiva de completude do ser humano.

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SOBRE O Curso

DIFERENCIAIS
  • Estar na FPCS é viver mais de 88 anos de experiência em gestão, atenção à saúde e educação;
  • Nossos alunos realizam as atividades práticas em hospitais gerenciados pela SPDM, que estão entre os melhores do país de acordo com o ranking do “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”;
  • Contamos com docentes titulados e considerados profissionais de referência em suas áreas de atuação;
  • Todos os cursos são credenciados e bem avaliados pelo MEC;
  • Oportunidade de realizar estágios nos ambientes onde se desenrola a atividade profissional, vivenciando a prática na própria rede de hospitais, ambulatórios, clínicas e unidades educacionais da SPDM;
  • Aplicação de metodologias avançadas de ensino.
OBJETIVOS

O aluno desenvolverá competências e habilidades para atuar: 

  • Em contextos escolares, nos processos de ensino-aprendizagem, na gestão escolar, condução de projetos e processos educativos;
  • Em contextos informais de educação, relacionados ao projeto de desenvolvimento completo de crianças e adolescentes;
  • Em situações educativas não escolares que exijam flexibilidade de metodologias e permitam maior engajamento com os estudantes;
  • Na educação de jovens e adultos, proporcionando novas oportunidades ao público que por qualquer razão não pode frequentar o ensino regular;
  • Na orientação de estudos e condições de aprendizagens diferenciadas, permitindo que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem;
  • No acompanhamento individual ou coletivo de pessoas com necessidades educativas especiais, proporcionando experiências educacionais inclusivas.
METODOLOGIA

Na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, a aprendizagem se dá pautada em princípios pedagógicos colaborativos por meio da inserção e promoção de diferentes metodologias, sobretudo metodologias ativas, e no desenvolvimento de atividades que colocam o discente como protagonista de sua trajetória acadêmica.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil pretendido para o egresso do curso de Pedagogia é de um profissional habilitado para a docência na educação básica (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental), nos termos das orientações de formação de professores, em uma perspectiva que considera todas as etapas e fundamentos da construção do conhecimento da criança em fase de escolarização. 

Além disso, será um profissional capacitado para atuar na educação de jovens e adultos, bem como na administração e gestão da escola, na elaboração e na avaliação de projetos educacionais, na assessoria e acompanhamento de projetos interdisciplinares que incorporem as novas tecnologias, tendo como formação básica a docência. 

Outro campo de trabalho para o pedagogo é a indústria de jogos e vídeos educativos que auxiliem no desenvolvimento infantil e na orientação familiar quanto acompanhamento e desenvolvimento escolar da criança e do adolescente.

PROCESSO SELETIVO

Formas de ingresso:

– Processo seletivo com prova on-line, que pode ser realizada até 23/02/2023.

– Processo Seletivo via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

– Processo seletivo para portadores de diploma de curso superior que estejam devidamente registrados no Brasil.

– Processo seletivo transferência, destinado a candidatos que estejam cursando os cursos ofertados em outras Instituição de Ensino Superior.

Saiba mais em nosso edital.

 

INVESTIMENTO

Mensalidade: R$ 309,00

(40% de desconto de pontualidade, válido para pagamento até o dia 10 de cada mês)

Mensalidade para funcionários e parentes de funcionários da SPDM e de instituições parceiras: R$ 257,50 (50% de desconto, composto por: 40% de pontualidade + 10% de desconto mediante documentação comprobatória).

Valor da mensalidade sem desconto*: R$ 515,00
*A partir do 11º dia do mês, o valor da mensalidade será R$ 515,00 e caso não tenha havido o pagamento, o valor será acrescido de juros e multa.

Obs. Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

Os valores serão reajustados anualmente.

PERÍODO

O curso será ofertado para os períodos matutino e noturno.

50 vagas – Matutino

Horário: 9h00 às 12h00

50 vagas – Vespertino

Horário: 14h às 17h00

 

DURAÇÃO

4 anos

CERTIFICAÇÃO

Os diplomas de graduação conferidos pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde são certificados pelo MEC.

MERCADO DE TRABALHO

De acordo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os profissionais formados em pedagogia implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; participam da elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Susana Mesquita Barbosa

Doutora em Direito Político e Econômico (MACKENZIE), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel e licenciada em Filosofia (UNICAMP), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especializanda em Educação e Tecnologia na UFSCAR, com habilitação em Docência no Ensino Superior. Professora e Assessora Pedagógica na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (SPDM Educação). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua como professora da área de educação, filosofia, fundamentos do Direito e direitos humanos em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições e realiza atividades vinculadas à Gestão Acadêmica Superior. Já exerceu os cargos de Coordenadora de Extensão e de Esportes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada, responsável pelo gerenciamento de Programas, Projetos e Eventos de Extensão; Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Graduação em Direito Mackenzie; Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Direito. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie foi professora do Núcleo de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito e do departamento de Filosofia, Membro do NDE e Colegiados de Curso, atuou no CEPE e em diferentes comissões de análise de projetos pedagógicos, projetos institucionais. Ministra cursos de curta-duração para o UNIAnchieta, CENBIO (USP-FEE), FGV (GV-Strong), dentre outras, e realiza consultorias em Direito Educacional. Autora do livro “História do Direito” e de “Introdução à História do Direito”, organizadora das obras “Direitos Humanos: perspectivas e reflexões para o Século XXI” e “Transparência Eleitoral” além de capítulos de livros e artigos. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Cidadania e Políticas Públicas e de Políticas de Desenvolvimento. 

Lattes:  lattes.cnpq.br/9172346082313522

E-mail: susana.barbosa@fpcs.edu.br

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Hospital do Rim

Matriz curricular

1º Núcleo
  • Fundamentos da Didática
  • Análise e Produção de Texto
  • Educação e Tecnologia
  • Organização do Trabalho Escolar
  • Teorias da Educação
  • Atividades Práticas Integrativas
2º Núcleo
  • Estudos Sociológicos da Educação
  • Filosofia da Educação
  • História da Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Antropologia e Educação
  • Atividades Práticas Integrativas
3º Núcleo
  • Elaboração do Currículo Escolar
  • Psicologia da Aprendizagem
  • Escola e Sociedade
  • Didática da Educação
  • Princípios e Métodos de Avaliação Escolar
  • Atividades Práticas Integrativas
  • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Teorias Pedagógicas
4º Núcleo
  • Princípios da Educação Inclusiva
  • Introdução ao Estudo da Libras
  • Educação em Contexto Hospitalar
  • Fundamentos Étnicos e Relações Afrodescendente
  • Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
  • Atividades Práticas Integrativas
  • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Educação Inclusiva
5º Núcleo
  • Projeto Político Pedagógico
  • Políticas Educacionais
  • Organização da Educação Básica
  • Gestão da Escola Básica
  • Análise Estatística da Educação
  • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Gestão Escolar
  • Estágio Supervisionado em Gestão e Cotidiano Escolar
6º Núcleo
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Conteúdo e Metodologia do Ensino da Escrita e da Leitura
  • Conhecimento e Metodologia do Ensino da Matemática
  • Conhecimento de Mundo e Pessoal
  • Atividades de Artes e Motricidade
  • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: A Importância da Educação Infantil no Contexto da Educação Básica
  • Estágio Supervisionado em Educação Infantil
7º Núcleo
  • Organização do Trabalho nos Anos Iniciais da Escolarização
  • Conteúdo e Didática do Ensino de Ciências
  • Conteúdo e Didática do Ensino de História e Geografia
  • Conteúdo e Didática do Ensino de Matemática
  • Conteúdo e Didática do Ensino de Língua Portuguesa
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais da Escolarização
8º Núcleo
  • Análise de Livros Didáticos
  • Produção de Material Pedagógico
  • Elaboração de Proposta de Atuação Pedagógica
  • Educação Ambiental
  • Fundamentos da Alfabetização e Letramentos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Estágio Supervisionado em EJA