O curso de Pedagogia, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), destina-se à formação de professores para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação de profissionais da educação, compreendendo a administração, gestão, supervisão e orientação educacional (RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e acompanha o estabelecido no Parecer 22.) 

O Curso de pedagogia, comprometido com a visão e missão institucional, apresenta como diferencial a possibilidade de realização de estágios práticos, vivências integrativas educacionais bem como o desenvolvimento de expertises vinculadas à formação interdisciplinar promovida por uma perspectiva de completude do ser humano.

Interessado em fazer esta graduação?

Fale conosco pelo WhatsApp 11-94317-5173 ou cadastre-se pelo formulário abaixo que entraremos em contato.

    A FPCS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

    Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, entre em contato pelo email: dados@fpcs.edu.br

    SOBRE O Curso

    OBJETIVOS

    O aluno desenvolverá competências e habilidades para atuar: 

    • Em contextos escolares, nos processos de ensino-aprendizagem, na gestão escolar, condução de projetos e processos educativos;
    • Em contextos informais de educação, relacionados ao projeto de desenvolvimento completo de crianças e adolescentes;
    • Em situações educativas não escolares que exijam flexibilidade de metodologias e permitam maior engajamento com os estudantes;
    • Na educação de jovens e adultos, proporcionando novas oportunidades ao público que por qualquer razão não pode frequentar o ensino regular;
    • Na orientação de estudos e condições de aprendizagens diferenciadas, permitindo que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem;
    • No acompanhamento individual ou coletivo de pessoas com necessidades educativas especiais, proporcionando experiências educacionais inclusivas.
    METODOLOGIA

    Na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, a aprendizagem se dá pautada em princípios pedagógicos colaborativos por meio da inserção e promoção de diferentes metodologias, sobretudo metodologias ativas, e no desenvolvimento de atividades que colocam o discente como protagonista de sua trajetória acadêmica.

    PERFIL DO EGRESSO

    O perfil pretendido para o egresso do curso de Pedagogia é de um profissional habilitado para a docência na educação básica (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental), nos termos das orientações de formação de professores, em uma perspectiva que considera todas as etapas e fundamentos da construção do conhecimento da criança em fase de escolarização. 

    Além disso, será um profissional capacitado para atuar na educação de jovens e adultos, bem como na administração e gestão da escola, na elaboração e na avaliação de projetos educacionais, na assessoria e acompanhamento de projetos interdisciplinares que incorporem as novas tecnologias, tendo como formação básica a docência. 

    Outro campo de trabalho para o pedagogo é a indústria de jogos e vídeos educativos que auxiliem no desenvolvimento infantil e na orientação familiar quanto acompanhamento e desenvolvimento escolar da criança e do adolescente.

    CERTIFICAÇÃO

    Os diplomas de graduação conferidos pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde são certificados pelo MEC.

    INVESTIMENTO

    Mensalidade: R$ 309,00

    (40% de desconto de pontualidade, válido para pagamento até o dia 10 de cada mês)

    Mensalidade para funcionários e parentes de funcionários da SPDM e de instituições parceiras: R$ 257,50 (50% de desconto, composto por: 40% de pontualidade + 10% de desconto mediante documentação comprobatória).

    Valor da mensalidade sem desconto*: R$ 515,00
    *A partir do 11º dia do mês, o valor da mensalidade será R$ 515,00 e caso não tenha havido o pagamento, o valor será acrescido de juros e multa.

    Obs. Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

    Os valores serão reajustados anualmente.

    PROCESSO SELETIVO

    Formas de ingresso:

    – Processo seletivo com prova on-line, que pode ser realizada até 20/08/2022.

    – Processo Seletivo via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

    – Processo seletivo para portadores de diploma de curso superior que estejam devidamente registrados no Brasil.

    – Processo seletivo transferência, destinado a candidatos que estejam cursando os cursos ofertados em outras Instituição de Ensino Superior.

    Saiba mais em nosso edital.

    EDITAL

     

    PERÍODO

    O curso será ofertado para os períodos matutino e noturno.

    50 vagas – Matutino

    Horário: 9h00 às 12h00

    50 vagas – Vespertino

    Horário: 14h às 17h00

     

    MERCADO DE TRABALHO

    De acordo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os profissionais formados em pedagogia implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; participam da elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.

    COORDENAÇÃO

    Dra. Susana Mesquita Barbosa

    Doutora em Direito Político e Econômico (MACKENZIE), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel e licenciada em Filosofia (UNICAMP), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especializanda em Educação e Tecnologia na UFSCAR, com habilitação em Docência no Ensino Superior. Professora e Assessora Pedagógica na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (SPDM Educação). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua como professora da área de educação, filosofia, fundamentos do Direito e direitos humanos em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições e realiza atividades vinculadas à Gestão Acadêmica Superior. Já exerceu os cargos de Coordenadora de Extensão e de Esportes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada, responsável pelo gerenciamento de Programas, Projetos e Eventos de Extensão; Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Graduação em Direito Mackenzie; Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Direito. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie foi professora do Núcleo de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito e do departamento de Filosofia, Membro do NDE e Colegiados de Curso, atuou no CEPE e em diferentes comissões de análise de projetos pedagógicos, projetos institucionais. Ministra cursos de curta-duração para o UNIAnchieta, CENBIO (USP-FEE), FGV (GV-Strong), dentre outras, e realiza consultorias em Direito Educacional. Autora do livro “História do Direito” e de “Introdução à História do Direito”, organizadora das obras “Direitos Humanos: perspectivas e reflexões para o Século XXI” e “Transparência Eleitoral” além de capítulos de livros e artigos. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Cidadania e Políticas Públicas e de Políticas de Desenvolvimento. 

    Lattes:  lattes.cnpq.br/9172346082313522

    E-mail: susana.barbosa@fpcs.edu.br

    DURAÇÃO

    4 anos

    INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

    Hospital do Rim

    CURRÍCULO 2021

    1º Núcleo
    • Fundamentos da Didática
    • Análise e Produção de Texto
    • Educação e Tecnologia
    • Organização do Trabalho Escolar
    • Teorias da Educação
    • Atividades Práticas Integrativas
    2º Núcleo
    • Estudos Sociológicos da Educação
    • Filosofia da Educação
    • História da Educação
    • Psicologia do Desenvolvimento
    • Antropologia e Educação
    • Atividades Práticas Integrativas
    3º Núcleo
    • Elaboração do Currículo Escolar
    • Psicologia da Aprendizagem
    • Escola e Sociedade
    • Didática da Educação
    • Princípios e Métodos de Avaliação Escolar
    • Atividades Práticas Integrativas
    • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Teorias Pedagógicas
    4º Núcleo
    • Princípios da Educação Inclusiva
    • Introdução ao Estudo da Libras
    • Educação em Contexto Hospitalar
    • Fundamentos Étnicos e Relações Afrodescendente
    • Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
    • Atividades Práticas Integrativas
    • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Educação Inclusiva
    5º Núcleo
    • Projeto Político Pedagógico
    • Políticas Educacionais
    • Organização da Educação Básica
    • Gestão da Escola Básica
    • Análise Estatística da Educação
    • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: Gestão Escolar
    • Estágio Supervisionado em Gestão e Cotidiano Escolar
    6º Núcleo
    • Fundamentos da Educação Infantil
    • Conteúdo e Metodologia do Ensino da Escrita e da Leitura
    • Conhecimento e Metodologia do Ensino da Matemática
    • Conhecimento de Mundo e Pessoal
    • Atividades de Artes e Motricidade
    • Atividade Prática – Projeto Interdisciplinar: A Importância da Educação Infantil no Contexto da Educação Básica
    • Estágio Supervisionado em Educação Infantil
    7º Núcleo
    • Organização do Trabalho nos Anos Iniciais da Escolarização
    • Conteúdo e Didática do Ensino de Ciências
    • Conteúdo e Didática do Ensino de História e Geografia
    • Conteúdo e Didática do Ensino de Matemática
    • Conteúdo e Didática do Ensino de Língua Portuguesa
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais da Escolarização
    8º Núcleo
    • Análise de Livros Didáticos
    • Produção de Material Pedagógico
    • Elaboração de Proposta de Atuação Pedagógica
    • Educação Ambiental
    • Fundamentos da Alfabetização e Letramentos
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Estágio Supervisionado em EJA