Com foco no professor, o curso aborda os impactos da dimensão emocional na cognição, na saúde, na aprendizagem e no bem-estar do docente e do aluno em tratamento contínuo de saúde; propõe a reflexão quanto a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos; sensibiliza para a importância do autocuidado e da atenção ao estresse do professor, e traz contribuições da Neurociência na prática pedagógica no âmbito do tratamento contínuo de saúde.

O curso propõe ampliar a compreensão sobre:

  • A doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos
  • A importância da dimensão emocional do professor frente à doença e à dor, assim como o impacto das emoções vivenciadas pelo aluno no processo ensino/aprendizagem
  • A necessidade do autocuidado, da atenção ao estresse e da busca do bem-estar do docente
  • As contribuições da Neurociência na ação pedagógica, frente aos novos conhecimentos sobre o processo cognitivo

Investimento:

  • Valor da Inscrição: R$ 20,00
  • Matrícula / Valor do curso: R$ 150,00
  • Desconto de 20% para colaboradores da SPDM e para grupos de no mínimo 2 pessoas.

Inscrições Abertas

Número de Vagas: 120

Carga Horária:

  • 12 horas
INSCREVA-SE - CLIQUE AQUI

Coordenação

Profa. Dra. Léa Chuster Albertoni

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Professora afiliada do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina-Unifesp. Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Terapeuta de Família e Casal, Mestre em Psicologia Social. Consultora na área da Pedagogia no Contexto Hospitalar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SOBRE O CURSO

OBJETIVO GERAL

O curso objetiva oferecer subsídios para o bem-estar do profissional da Educação, contribuindo não só  para qualidade da ação docente  como também para  ampliação  da compreensão do professor em relação a si próprio e ao  aluno em contínuo  tratamento de saúde,  sendo este caminho  percorrido mediante os pressupostos da Neurociência  aplicada a Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Refletir sobre a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos;

Ampliar os conhecimentos sobre as emoções e sua relação com a cognição e a saúde;

Sensibilizar o docente para a importância do autoconhecimento e para o autocuidado, considerando o risco do estresse para o professor no contexto do aluno em tratamento contínuo de saúde;

Apresentar contribuições da Neurociência no entendimento de alguns mecanismos da aprendizagem para a construção de estratégias pedagógicas efetivas neste contexto. 

DIFERENCIAIS

As situações do trabalho docente, especialmente quando em hospitais, ambulatórios e domicílios, são consideradas como responsáveis por um quadro exacerbado de estresse.  Por sua vez, recursos que dispõe o professor em sua formação básica, são escassos para o enfrentamento de situações de doença, de vida e de morte. Faz-se então necessário que professores adquiram conhecimentos que promovam o seu autocuidado, atenção ao estresse e ao bem-estar.

Para tanto, o curso propõe abordar os seguintes itens:

O professor consigo mesmo…

  • A importância do autoconhecimento: a dimensão emocional do professor
  • O autocuidado: quando o estresse pode se tornar um problema

O professor e a família…

  • Uma relação delicada: entendendo a estrutura familiar
  • A família frente à doença: compreendendo os impactos no núcleo familiar

O professor e o aluno…

  • Tensões na relação pedagógica: a importância do vínculo no processo de ensino/aprendizagem
  • As emoções do aluno em tratamento de saúde e seus impactos
  • A Neurociência e as novas concepções sobre a aprendizagem

O professor e as instituições…

  • O professor em diferentes contextos
PÚBLICO ALVO

Profissionais da área de Educação e demais áreas afins.

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Será utilizado o AVEA Moodle. à prática pedagógica com alunos em contínuo tratamento de saúde.

PROCESSO SELETIVO
  • Pagamento da taxa de inscrição e envio dos documentos.
  • Relação de documentos para matrícula:
  • Foto 3×4 recente
  • Cópia simples RG com emissão inferior a 10 anos (CNH não substitui o RG)
  • Cópia simples CPF (frente e verso);
  • Cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
  • Cópia simples Comprovante de Endereço Residencial (recente)
  • Enviar para secretaria@fpcs.edu.br 
  • Após pagamento da taxa de inscrição você receberá o link para realizar a matrícula.
INSCREVA-SE - VAGAS LIMITADAS
INVESTIMENTO
  • Valor da Inscrição: R$ 20,00
  • Matrícula / Valor do curso: R$ 150,00
  • Desconto de 20% para colaboradores da SPDM e para grupos de no mínimo 2 pessoas.

Formas de Pagamento:

  • Cartão de Crédito
  • Boleto bancário
LOCAL

Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle