Com foco no professor, o curso aborda os impactos da dimensão emocional na cognição, na saúde, na aprendizagem e no bem-estar do docente e do aluno em tratamento contínuo de saúde; propõe a reflexão quanto a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos; sensibiliza para a importância do autocuidado e da atenção ao estresse do professor, e traz contribuições da Neurociência na prática pedagógica no âmbito do tratamento contínuo de saúde.

O curso propõe ampliar a compreensão sobre:

  • A doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos
  • A importância da dimensão emocional do professor frente à doença e à dor, assim como o impacto das emoções vivenciadas pelo aluno no processo ensino/aprendizagem
  • A necessidade do autocuidado, da atenção ao estresse e da busca do bem-estar do docente
  • As contribuições da Neurociência na ação pedagógica, frente aos novos conhecimentos sobre o processo cognitivo

Investimento:

  • Valor da Inscrição: R$ 20,00
  • Matrícula / Valor do curso: R$ 150,00
  • Desconto de 20% para colaboradores da SPDM e para grupos de no mínimo 2 pessoas.

Gostaria de fazer este curso?

Envie uma mensagem no formulário abaixo ou entre em contato via WhatsApp 11 94317-5173

    Número de Vagas: 120

    Carga Horária:

    • 12 horas

    Coordenação

    Profa. Dra. Léa Chuster Albertoni

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Professora afiliada do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina-Unifesp. Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Terapeuta de Família e Casal, Mestre em Psicologia Social. Consultora na área da Pedagogia no Contexto Hospitalar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

    SOBRE O CURSO

    OBJETIVO GERAL

    O curso objetiva oferecer subsídios para o bem-estar do profissional da Educação, contribuindo não só  para qualidade da ação docente  como também para  ampliação  da compreensão do professor em relação a si próprio e ao  aluno em contínuo  tratamento de saúde,  sendo este caminho  percorrido mediante os pressupostos da Neurociência  aplicada a Educação.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Refletir sobre a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos;

    Ampliar os conhecimentos sobre as emoções e sua relação com a cognição e a saúde;

    Sensibilizar o docente para a importância do autoconhecimento e para o autocuidado, considerando o risco do estresse para o professor no contexto do aluno em tratamento contínuo de saúde;

    Apresentar contribuições da Neurociência no entendimento de alguns mecanismos da aprendizagem para a construção de estratégias pedagógicas efetivas neste contexto. 

    DIFERENCIAIS

    As situações do trabalho docente, especialmente quando em hospitais, ambulatórios e domicílios, são consideradas como responsáveis por um quadro exacerbado de estresse.  Por sua vez, recursos que dispõe o professor em sua formação básica, são escassos para o enfrentamento de situações de doença, de vida e de morte. Faz-se então necessário que professores adquiram conhecimentos que promovam o seu autocuidado, atenção ao estresse e ao bem-estar.

    Para tanto, o curso propõe abordar os seguintes itens:

    O professor consigo mesmo…

    • A importância do autoconhecimento: a dimensão emocional do professor
    • O autocuidado: quando o estresse pode se tornar um problema

    O professor e a família…

    • Uma relação delicada: entendendo a estrutura familiar
    • A família frente à doença: compreendendo os impactos no núcleo familiar

    O professor e o aluno…

    • Tensões na relação pedagógica: a importância do vínculo no processo de ensino/aprendizagem
    • As emoções do aluno em tratamento de saúde e seus impactos
    • A Neurociência e as novas concepções sobre a aprendizagem

    O professor e as instituições…

    • O professor em diferentes contextos
    PÚBLICO ALVO

    Profissionais da área de Educação e demais áreas afins.

    AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

    Será utilizado o AVEA Moodle. à prática pedagógica com alunos em contínuo tratamento de saúde.

    PROCESSO SELETIVO
    • Pagamento da taxa de inscrição e envio dos documentos.
    • Relação de documentos para matrícula:
    • Foto 3×4 recente
    • Cópia simples RG com emissão inferior a 10 anos (CNH não substitui o RG)
    • Cópia simples CPF (frente e verso);
    • Cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
    • Cópia simples Comprovante de Endereço Residencial (recente)
    • Enviar para secretaria@fpcs.edu.br 
    • Após pagamento da taxa de inscrição você receberá o link para realizar a matrícula.
    INSCREVA-SE - VAGAS LIMITADAS
    INVESTIMENTO
    • Valor da Inscrição: R$ 20,00
    • Matrícula / Valor do curso: R$ 150,00
    • Desconto de 20% para colaboradores da SPDM e para grupos de no mínimo 2 pessoas.

    Formas de Pagamento:

    • Boleto bancário

    * Em caso de desistência, os valores investidos não serão devolvidos.

    LOCAL

    Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle